Voluntariado Marista: a cultura do cuidado inserida na rotina escolar

Fim de ano é sempre época de confraternizar, de se autoavaliar e de ajudar pessoas a terem um Natal mais digno e generoso – seja por meio de recursos materiais, seja proporcionando momentos de alegria a quem encontra-se em situação de fragilidade emocional. Atitudes nobres, sem dúvida alguma, mas e se ações solidárias como essa fizessem parte da nossa rotina? No Marista Brasil é assim: o voluntariado é uma cultura, não uma ação isolada.

Segundo levantamento feito pela instituição no fim de novembro, só em 2023 foram arrecadadas, no Rio Grande do Sul, mais de 50 mil toneladas em doações, através de 84 iniciativas solidárias propostas por 13 unidades de ensino maristas. São campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, brinquedos, material escolar, livros, itens eletrônicos, doação de sangue e cartas de gratidão – iniciativas propostas pelo corpo docente e pelos estudantes, que aprendem desde cedo a importância da solidariedade para a consciência cidadã.

“Através da experiência voluntária, dos gestos generosos de doação de tempo e de dons, os/as estudantes se tornam mais sensíveis, promovendo um avanço significativo na superação da indiferença. A vivência do voluntariado não apenas proporciona uma nova postura em relação ao entorno diário, mas também transcende o período efetivo de voluntariado, permeando a vida cotidiana”, enfatiza Maria Inete Maia, assessora de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil em Porto Alegre (RS).

Crises climáticas e solidariedade

Além das campanhas permanentes, que acontecem durante todo o ano nos colégios e nas quais as doações já têm destino fixo, em 2023 a comunidade Marista gaúcha também se mobilizou para ajudar os atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari e na Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre. Foram arrecadados colchões, cobertores, agasalhos, roupas adultas e infantis, material escolar, brinquedos, produtos de higiene e limpeza, alimentos e mais de mil litros de água potável.

Na Ilha Grande dos Marinheiros, o Centro Social Marista Aparecida das Águas e a Escola Marista Tia Jussara, que atendem crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, tornaram-se pontos de encontro das famílias que sofreram com a maior cheia desde 1941. Por lá, voluntários faziam a distribuição de marmitas e a triagem e distribuição de todas as doações recolhidas.

Colaboradora da Escola Tia Jussara há 14 anos, Irani Pires Alves faz parte do grupo que ajudou a comunidade a se reerguer – comunidade na qual ela vive desde que nasceu. “Trabalhando no Marista tenho a oportunidade de ajudar e também de receber ajuda, porque dessa vez todo mundo foi atingido, a água subiu muito rápido. Eu fiquei muitos dias fora da minha casa, perdi meus pertences com a enchente…”, relembra Curuca, como é conhecida pelos moradores da Ilha Grande dos Marinheiros. “O amor que recebi em cada  doação também entrego de coração quando ajudo cada família”, finaliza ela, grata em poder recomeçar e fazer parte dessa rede de apoio.

A auxiliar de Serviços Gerais Daiane Ramos, mãe de uma estudante do Centro Social Marista Aparecida das Águas, também faz questão de reconhecer a importância da ajuda material, que se soma à educação humanizada oferecida pelos profissionais do Marista. “Agradeço todas as doações recebidas, elas ajudaram e continuam me ajudando – são roupas, cestas básicas, colchões. Sou grata também e principalmente pelo carinho com minha filha Mariana”, finaliza.

No Rio Grande do Sul, as Unidades Sociais Maristas recebem doações permanentes dos Colégios Maristas, através de ações solidárias e de forma institucional. Você também pode doar, acesse https://social.redemarista.org.br/ e saiba como.

Sobre o Marista Brasil

O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 97 mil crianças, jovens e adultos em 98 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.

Previous Article
Next Article