Uma a cada três famílias está disposta a pagar mais caro para morar em apartamentos que oferecem conforto ao seu pet
Engana-se quem pensa que a procura está em espaços focados nos cães. Além dos cachorros, os novos empreendimentos também investem em espaços dedicados aos gatos para atender ao comportamento e exigências dos clientes.
les já equivalem a mais da metade da população brasileira. Os animais domésticos somam 139,3 milhões no País, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação) e se caracterizam como a terceira maior população de animais de estimação do mundo. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais.
Considerados membros da família, os pets movimentaram uma cadeia de produtos e serviços que somaram R$ 51,7 bilhões, segundo levantamento do Instituto Pet Brasil – uma alta de 27% no faturamento em 2021 comparado com 2020. Na moradia, eles também têm gerado grandes transformações e são os responsáveis pelo desenvolvimento de espaços para a diversão, banho e tosa. Acredite ou não, os chamados espaços pet friendly agora não podem faltar nos lançamentos imobiliários, assim como o playground da criançada.
Mais da metade dos consumidores de imóveis (58%) acham importante que um empreendimento tenha espaço para pets, sendo que um a cada três deles estão dispostos inclusive a pagar mais pelo apartamento se incluir esses diferenciais. Os dados são da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e Brain Inteligência Estratégica sobre a Jornada do Cliente, que ouviu 850 brasileiros que adquiriram imóveis em 2021.
“Eles são considerados como membros da família e, como tais, precisam de projetos que os incluam, com oferta de mais lazer, amplos espaços verdes e comodidade”, comenta Camila Inácio, arquiteta e gerente de empreendimentos da Consciente Construtora e Incorporadora.
Gatos em cena
A Consciente Construtora já tem como premissa incluir espaços dedicados aos animais nos empreendimentos que lança em Goiânia. Segundo a arquiteta, cada lançamento traz novidades e tecnologias são incrementadas para acompanhar as demandas desses moradores exigentes. Seja um banho pet para cuidar da higiene dos bichinhos ou até espaços mais amplos como um pet place completo, sempre há um espaço reservado para cuidar do bem-estar dos animais de estimação e membros da família.
No complexo WTC, que está em obras no Setor Marista, a torre residencial terá o maior pet place de condomínios verticais em Goiânia. São mais de 170m² de lazer com brinquedos, grama, vista para a WTC Square – com aproximadamente 2.000m² de área verde – onde os moradores do complexo poderão levar os seus pets para correr, se divertir e gastar muita energia.
Engana-se quem acha que a atenção está focada exclusivamente nos cães. No atual lançamento da Consciente Construtora, o Reserva 27, localizado à Rua T-27, no Setor Bueno, os gatos também vão ganhar um espaço de diversão e bem-estar só para eles. O banho pet terá aquecimento elétrico de água nas torneiras, amplo espaço ao ar livre com paisagismo para os animais passearem e tomarem banho de sol, além de lounge mobiliado para os papais e mamães dos pets também curtam este momento com mais conforto.