Thear Vestuário estreia no SPFW com Coleção Jardins de Poteiro

Em sua primeira participação no SPFW, maior edição de semana de moda que acontece no Brasil, a marca Thear Vestuário, assinada pelo Empreendedor e Diretor Criativo Theo Alexandre, desfilará sua Coleção Jardins de Poteiro, no dia 03 de junho às 17 horas. Inspirada na obra do artista Antônio Batista de Souza, conhecido como Antônio Poteiro, o Fashion film, que será apresentado no evento de forma digital, foi gravado no Instituto Antônio Poteiro, fundado por sua família com intenção de preservar e integrar as obras e que conta com um grande acervo das obras do artista e de seu filho, Américo Poteiro, que assim como o pai, seguiu o caminho das artes.

“A nossa marca traz em todas as coleções a regionalidade goiana. Poteiro era português, mas criou raízes e encontrou inspiração em terras goianas e, com suas obras inconfundíveis, levou a cultura brasileira para o mundo. E, para essa coleção, estudamos e analisamos sua vida e obras, selecionamos uma cartela de cores que transita entre os tons terrosos do barro e da cerâmica e as cores vibrantes das pinturas, e nos inspiramos nas texturas de suas obras para criar detalhes em design de superfície. As cores e formas nos convidam a entrar no Jardim de Poteiro, passeando pelas flores do Cerrado. A coleção se inspira na coragem de se reconectar com nosso verdadeiro ser, acolhendo nossas diferenças e peculiaridades, no orgulho da singularidade do universo pessoal”, conta Theo Alexandre, designer de moda goiano, criador e criativo da Thear.

Com estilo coerente e harmonizador de cores, formas, contrastes e texturas, Poteiro foi um brilhante escultor, pintor e ceramista, e essa é a base da nova coleção Jardins de Poteiro da Thear, que traz por trás das peças a moda responsável e seus impactos, tendo como uma das principais características do seu trabalho autoral o design de superfície e o artesanal, que coaduna com o trabalho de Antônio Poteiro, expressando através da moda a liberdade do ser e viver. 

“A pesquisa do uso de tecnologias que reduzem o impacto é uma escolha ativa da marca, que busca o equilíbrio do criar com responsabilidade e respeito ao meio ambiente. Nesta coleção, contamos com a parceria da DuMeio Sustentável, especialista na pesquisa e desenvolvimento do DuBac,  biotecido (tecnologia viva e de baixo impacto) feito de fibras têxteis desenvolvidas a partir de materiais biológicos. Também somamos a isso, os acessórios da designer Karine Brasil, experiente na criação de peças em cerâmica, arte criada a partir do barro, que dão continuidade à inspiração nas obras de Antônio Poteiro e no conceito sagrado da existência e do ciclo da vida”, destaca Theo Alexandre.

A poesia da coleção está nos singelos detalhes que propõem um novo olhar ao artesanal com sofisticação. Bordados Cornely, crochê, tear, camadas e transparência são alguns dos elementos que exploram os limites entre imagem e realidade, olhando por outra perspectiva itens tradicionais na moda. Já a silhueta traz o movimento do conforto ao vestir, explorando formas simples que remetem às sensações de estar à vontade e em sagrada liberdade. Em oposição, detalhes como a releitura do harness, acessório de sobreposição, trazem ajustes nas silhuetas e nuances que fazem referência ao profano. Além disso, uma estampa exclusiva em parceria com a artista visual Manuela Lima, criadora da Pipa.art, trará a inspiração nas cores e flores das obras de Antônio Poteiro.

Para Theo Alexandre, Jardim de Poteiro é uma coleção de demonstração, formal e poética, do caminho que se encontra aberto a todos, e busca relembrar a beleza do viver, exaltar a liberdade de ser e celebrar os encontros ao longo do processo.

O desfile da Thear Vestuário terá patrocínio da Capricórnio Têxtil, Conexão Têxtil, Sou de Algodão/AGOPA; e Apoio da Ponto Rústico, Instituto Antônio Poteiro, Dumeio, Denim Life Goiás, Lavanderia John Cler, Nova Cor estamparia.

Thear por Theo Alexandre

Fundada por Theo Alexandre, designer de moda pela Universidade Federal de Goiás, especialista em gestão de moda pela Universidade Estadual de Goiás e Docente no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, a Thear Vestuário é uma marca que busca produzir moda de forma mais consciente, resgatando técnicas tradicionais, adormecidas no processo de produção fast fashion, buscando aumentar a relação afetiva entre a peça final e o consumidor. Um dos seus pilares é a reutilização de resíduos dos tecidos que sobram no corte, acompanhado por modelagens que valorizam o atemporal, usando principalmente monofibra 100% algodão, tecido natural e biodegradável. https://www.instagram.com/thearvestuario/

Previous Article
Next Article