Tenda Multiétnica reúne diferentes culturas durante o Fica 2024
De 12 a 15 de junho deste ano, na antiga capital do Estado, o Governo de Goiás promoverá mais uma edição da Tenda Multiétnica. O evento é uma das principais atrações da programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que atrai as atenções de vários países.
objetivo de promover o encontro dos povos tradicionais de Goiás de forma a incentivar a interculturalidade, o compartilhamento de saberes e fazeres e a partilha de vivências e experiências, a Tenda é realizada por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e as secretarias de estado da Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Social (Seds), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), prefeitura da cidade de Goiás, Museu do Índio e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Titular da Secretaria de Estado da Educação, Fátima Gavioli destaca a importância da iniciativa do governo para garantir uma maior visibilidade às comunidades tradicionais e aos povos originários do Estado, como os indígenas, quilombolas, camponeses, ciganos, entre outros. “O Governo de Goiás, por meio da Seduc, UEG, Seds e Secult, trabalha para que esse espaço de debates, reflexões e trocas de experiências possa se tornar realidade todos os anos”, afirma ela.
Parceria
O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel, diz que a parceria é necessária para garantir avanços a cada edição da Tenda. Segundo ele, com o fomento do governo estadual, o projeto colabora para suscitar e fortalecer o debate sobre os direitos das minorias dentro do território brasileiro, ampliando o seu alcance.
“O Fica deste ano é o maior e o mais diverso de todos os tempos e a Tenda Multiétnica, já tradicional no evento, é essencial para promover ações de integração dos povos originários com o público do festival. Além de valorizar a cultura indígena, esse espaço traz uma importante programação de mesas, debates e oficinas que nos fazem refletir sobre o nosso papel em toda essa discussão ambiental que permeia todo o evento”, frisa a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Diversidade
A Tenda Multiétnica será montada na Praça do Chafariz, um dos principais pontos turísticos e históricos da Cidade de Goiás. A programação do evento inclui oficinas, rodas de conversa, debates, apresentações culturais, minicursos, exposição de produtos, exibição de filmes e documentários, minicursos, painéis fotográficos e comercialização de artesanato.
Cerca de 500 pessoas devem visitar a Tenda diariamente. Professores e alunos de 16 instituições de ensino da rede pública estadual também estão confirmados para participarem das diversas atividades que serão promovidas durante os quatro dias do projeto.