
Teatro Escola Basileu França encena o clássico “Romeu e Julieta”
As apresentações, que contam com a participação musical da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, acontecem entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Os ingressos estão disponíveis no portal Sympla
A Cia Jovem Basileu França se une à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás para apresentar ao público a célebre história de “Romeu e Julieta”. Esse espetáculo é a segunda superprodução da temporada 2025 de balé de repertório da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. As sessões vão começar sempre às 20h, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, no teatro da escola que fica no setor Leste Universitário. Os ingressos para as quatros sessões já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo portal Sympla.
O espetáculo se baseia na história homônima de William Shakespeare, peça escrita por ele no final do século XVI, que conta a aventura amorosa proibida de Julieta Capuleto e Romeu Montecchio, filhos de famílias rivais de Verona, na Itália. Considerada uma das mais importantes obras do Classicismo inglês, a dramaturgia ganhou o mundo através das diversas adaptações e versões para os palcos, cinema e televisão, inclusive para o balé de repertório. A primeira montagem foi realizada em 1940 no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, com coreografia de Leonid Lavrovsky e música de Sergei Prokofiev.
A remontagem que será apresentada desta vez, em Goiânia, conta com 50 bailarinos e bailarinas em cena, que estudam na unidade de artes Basileu França, incluindo Ana Julia Cotlinski no papel de Julieta Capuleto. Para interpretar o apaixonado Romeu Montecchio, a Cia Jovem do Teatro Basileu França recebe o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes. A peça musical, escrita exclusivamente para “Romeu e Julieta” por Prokofiev, será interpretada pela Orquestra Sinfônica de Goiás.
“Estamos preparando um espetáculo memorável e que vai encantar o público. As pessoas já estão bem familiarizadas com essa história trágica através da literatura e também do cinema, contudo, elas terão uma experiência única, agora contada através dos movimentos corporais. A emoção não ficará restrita ao palco, a plateia também vai se contaminar com a beleza desse balé de repertório”, argumenta a diretora artística Simone Malta, que coordena a versão goiana de Romeu e Julieta.
Projeto iniciado há 18 anos pela EFG em Artes Basileu França, a Cia Jovem Basileu França apresenta de três a seis balés de repertório por ano. Atualmente, é considerada uma das melhores companhias de dança do Brasil, exportando talentos para as maiores escolas e companhias profissionais de dança todo o mundo e angariando prêmios em níveis coletivo e individual, como o tricampeonato no Festival de Dança de Joinville em 2024, o melhor bailarino no Prix de Lausanne 2024, com João Pedro dos Santos Silva e o melhor Pas de Deux Contemporâneo no Youth American Grand Prix em abril de 2025.
A unidade é ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e gerida, desde 2021, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).