Saúde de Aparecida amplia rastreamento da COVID-19 com mensagens eletrônicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou, no último 25 de outubro, mais uma estratégia de combate à Covid—19 que amplia o rastreamento dos infectados para conter a disseminação do novo coronavírus. Com a nova modalidade, quem faz o exame RT-PCR para diagnóstico da doença, em qualquer um dos 13 pontos de coleta do município, informa, na triagem, por escrito, o número do telefone celular das pessoas com quem tem ou teve contato recente.

A iniciativa foi elogiada pela comitiva da “Missão Covid-19” da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que visitou Aparecida, no último dia 27 de outubro, para conhecer as estratégias locais sobre o enfrentamento à pandemia.

Mensagem que protege

Dessa forma, em caso de resultado positivo para Covid-19, independentemente da pessoa analisada ter aberto ou não o resultado no site do laboratório, quem teve contato com o infectado é avisado por uma mensagem de texto padronizada, via aplicativo WhatsApp, segura e que preserva o anonimato do informado. A mensagem é enviada em menos de 24h após a liberação do resultado do RT-PCR.

O texto enviado informa que o indivíduo deve se isolar, reforçar as medidas de higiene e usar máscara, bem como orienta a realizar uma ligação telefônica, de aparelho fixo ou móvel, para o 0800-646-1490 para receber orientações médicas e agendar um teste para saber se está infectado.

Rastreamento e prevenção

“Com esse reforço no rastreamento que já fazíamos, agora também alertando o mais rápido possível quem teve contato com alguém infectado, podemos deter mais a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio. Para além de começar a tratar precocemente quem se infectou, queremos impedir novas infecções”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *