Rogério reforça política ambiental para consolidar Goiânia como exemplo de sustentabilidade

Criação de sete novos parques, construção e revitalização de praças e plantio de mais de 380 mil árvores são algumas das práticas ambientais da atual gestão que serão aprimoradas

O plano de governo de Rogério (Solidariedade) para o próximo mandato coloca a sustentabilidade como prioridade, com foco na melhoria da qualidade do ar e da qualidade de vida em Goiânia. As propostas visam a consolidação da capital como a cidade mais verde do Brasil, a manutenção de títulos como o de “Cidade Árvore do Mundo”, reconhecimento dado pela ONU, e busca alcançar o título de cidade mais verde do mundo.

O Projeto Verde Goiânia é a base dessa estratégia e propõe a expansão e proteção das áreas verdes da cidade, com a criação de novos parques e um plano de arborização urbana que prevê o plantio de árvores nativas e frutíferas. Além disso, o projeto inclui a proteção de nascentes urbanas, essenciais para a preservação dos recursos hídricos.

Durante esta gestão, a sustentabilidade teve destaque com a consolidação de Goiânia como cidade verde e pulmão do mundo. Desde o início da administração, foram plantadas mais de 380 mil árvores e inaugurados sete novos parques, além da construção de 75 novas praças e revitalização de outras 425.

Para eventual segundo mandato, estas ações estão alinhadas com outras iniciativas do plano, como o Projeto Cidade da Reciclagem, que visa a criação de centros distritais de reciclagem e polos regionais de triagem e logística de resíduos. A proposta inclui a expansão da coleta seletiva automatizada, com lixeiras inteligentes e novos caminhões, além de incentivos fiscais para empresas e residências que adotem práticas de reciclagem. A construção de usinas de compostagem e biodigestão para o tratamento de resíduos orgânicos também faz parte do plano, garantindo que os restos de alimentos sejam transformados em adubo.

Outro ponto de destaque é a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN), desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás a partir da atual gestão, que elencou a drenagem urbana como prioridade para resolver alagamentos históricos em Goiânia, com um investimento de cerca de R$ 200 milhões em obras distribuídas por todas as regiões da cidade.

A educação ambiental integra essas propostas, com a implementação de novas hortas escolares e núcleos de educação ambiental, que visam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da reciclagem.

“Queremos que Goiânia continue sendo uma cidade verde e agradável para todos porque acredito que a qualidade de vida começa com o cuidado com o meio ambiente. Nosso plano de governo traz soluções para fazer de Goiânia um lugar ainda melhor para se viver.”, destaca Rogério, candidato à reeleição para a Prefeitura de Goiânia pela coligação Todos por Goiânia.

As iniciativas de Rogério formam uma infraestrutura sustentável que conecta a arborização urbana, a reciclagem, a drenagem e a educação ambiental. O plano é uma resposta aos desafios das mudanças climáticas e visa preparar Goiânia para um futuro mais saudável, seguro e sustentável para todos.

Previous Article
Next Article