Retratos: exposição de aquarelas de Wal Curado acontece em Pirenópolis

Será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 6, às 19 horas, na Avoar Livros, em Pirenópolis, a exposição de aquarelas da artista plástica Pirenopolina Wal Curado. Os trabalhos seguirão expostos até o dia 10 de dezembro. A entrada é franca.

Denominada “Retratos”, a exposição é uma realização da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam) e do Instituto Cultural Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe) e vai mostrar um pouco da produção da artista, especializada em retratar rostos, dentre outros talentos. O evento conta ainda com o apoio institucional do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA).

Faz parte da mostra os trabalhos “Machado de Assis”, “Gilberto Freyre”, “Carlos Drummond de Andrade”, “Jorge Amado”, “Chico Buarque de Hollanda” (o único vivo), “Frida Kahlo” e Bernardo Élis, primo da artista, este retratado nas aquarelas “Bernardo Élis autografa ‘O Tronco'” e “Bernardo Élis toma posse na ABL”, onde o único acadêmico de Goiás a assumir cadeira na Academia Brasileira de Letras, é retratado usando o tradicional fardão da “Casa de Machado de Assis”.

Completa a mostra, pinturas alusivas às tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis e algumas naturezas mortas, que denotam a versatilidade da artista.

Com muitos trabalhos produzidos em óleo sobre tela e acrílico sobre tela, a artista explica que, para esta exposição, produziu apenas aquarelas, com aposição de duas demãos de verniz, sobrepostas com vidro anti-reflexivo, para proteger as obras de umidade e avarias físicas. “As molduras são no tom cúpreo, mas podem ser adquiridas sem moldura”, esclarece.

Sem formação acadêmica em Artes Plásticas, a artista descende também, pelo lado paterno, da família Valle – que legou Veiga-Valle (1806-1874) – e é natural de Pirenópolis, assim como seu primo Luiz Augusto do Carmo Curado (1919-1996), fundador da Escola Goiana de Belas Artes (1952/53), juntamente com o alemão Henning Gustav Ritter e o italiano Frei Nazareno Confaloni.

Endereço: Avoar Livros, Casa Rosa da Rua do Lazer, ao lado da Equatorial, Pirenópolis.

Previous Article
Next Article