Queimadas próximas a subestação de Catalão comprometem fornecimento de energia em cidades vizinhas

Na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro, queimadas na zona rural, próximas à fábrica da Pioneer e às margens da BR-050, comprometeram uma extensa linha elétrica, provocando um efeito cascata com a interrupção do fornecimento de energia para grande parte do município de Catalão.
Em Catalão, a Equatorial Goiás informou que conseguiu normalizar a situação no meio da tarde, após uma falha no sistema de distribuição que durou cerca de 20 minutos e foi sentida em diversos bairros da cidade.

Até o momento, todos os clientes estão com o fornecimento 100% normalizado, segundo a Equatorial (empresa responsável pela distribuição). O Corpo de Bombeiros também foi acionado para combater o incêndio em uma grande área da fazenda e auxiliar nos trabalhos da Equatorial. A situação segue em atualização, e os clientes podem registrar demandas nos canais oficiais da concessionária.
O que diz a Equatorial:

A Equatorial Goiás informa que durante a tarde de (23) segunda feira, uma queimada próxima da Subestação de Catalão afetou o fornecimento de energia dos municípios de Catalão, Goiandira, Nova Aurora, Cumari, Pires Belo, Santo Antônio do Rio Verde,Ouvidor, Três Ranchos, Davinópolis e Anhanguera.
A concessionária esclarece que, o fornecimento de energia para clientes de Catalão está normalizado. Técnicos de concessionária atuam juntamente com o Corpo de Bombeiros no local. Equipes estão na região, focadas na reconstrução do trecho danificado pelo fogo.
A rápida recomposição, foi possível através de manobras telecomandadas remotamente pelo sistema. Assim que o caso foi registrado, técnicos do Centro de Operações Integradas iniciaram as operações e garantiram o restabelecimento da energia.

Queimadas registradas pela Equatorial
De janeiro até o fim da semana passada, a distribuidora registrou 742 ocorrências de incêndios próximos da rede elétrica. Um aumento de mais de 300% em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 614 casos somente nos últimos dois meses, enquanto que neste período, em 2023, foram 137 casos. As cidades com os maiores registros são Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cachoeira Alta. O mapeamento da distribuidora mostra casos em 100 municípios, ao todo.

Previous Article
Next Article