Projeto AnimaGyn oferta curso intensivo e gratuito para quem deseja iniciar ou se aprimorar nas técnicas do Teatro de Formas Animadas

De 08 de setembro a 12 de novembro, Goiânia será palco de um importante projeto de formação de artistas para o Teatro de Animação. Totalmente gratuito, o “ANIMAGYN – Programa de Formação em Teatro de Animação” será dividido em cursos e oficinas, ministrados por artistas reconhecidos por seus trabalhos nesta linguagem. Participam como formadores os artistas e pesquisadores Aline Chaves, David Matos, Liana Yuri Shimabukuro e Milton Aires. Os módulos acontecerão em três espaços da cidade: Oficina Cultural Geppetto; Coletivo Centopeia; e SESC Centro. As oficinas são gratuitas e abertas a todas as pessoas com mais de 15 anos.

As inscrições para o primeiro módulo já estão abertas, pelo site https://linktr.ee/animagyn, e seguem até o dia 07 de setembro. A primeira oficina, que é a de dublagem, ministrada por David Matos, acontecerá de 08 a 16 de setembro, no Coletivo Centopeia (Av. Cora Coralina, nº 140, Setor Sul, Goiânia). Segundo seus organizadores, a iniciativa busca descentralizar atividades culturais e artísticas de formação, oferecendo aos profissionais de nossa região, e a quem busca iniciação nas artes cênicas, um acesso a conteúdos que nem sempre estão disponíveis, de forma presencial e em profundidade nas escolas goianas de teatro. A ideia é justamente fomentar novos caminhos de ação a partir da região central do Brasil e intensificar as dinâmicas de troca de experiências, conhecimento e apreciação do fazer artístico brasileiro.

As aulas programadas para o ANIMAGYN farão abordagens que vão desde a voz do ator, passando pelo uso do corpo na manipulação de formas, até as técnicas de criação e manufatura das formas, objetos, cenários e personagens, para serem usados em cena.

Módulos e ministrantes – Da dublagem à roteirização – Com módulos que duram entre 20 e 40 horas, as formações serão ministradas de forma intensiva, durante toda a semana e também aos sábados, e tudo de forma presencial. A primeira delas será de Dublagem de Animação, que envolve, por exemplo, a criação de personagens por meio somente da voz. Técnicas de uso do microfone e sincronização de dublagem com vídeos e bonecos. O ministrante desta primeira, das seis etapas previstas, será David Matos, que é um dublador, roteirista, ator e diretor teatral, nascido no Rio de Janeiro/RJ e radicado em Belém/PA. Já atuou como roteirista e manipulador de programas como o Catalentas, da TV Cultura, e também trabalhou em estúdios especializados, como Iluminuras.

A ministrante seguinte será uma arte educadora, que se especializou nos EUA, no Oregon College of Arts, em técnicas de engenharia de papel para criação de livros pop-ups e livros artísticos. Liana Yuri falará sobre Pop-up para Teatro de Animação e fará uma apresentação sobre as possibilidades de se criar uma dramaturgia do teatro de animação com os livros pop-ups, além da construção de personagens em papel, com técnicas como Origami, Kirigami e Engenharia de Papel. O terceiro módulo será com Aline Chaves, que é técnica em artes cênicas pela Escola de Teatro e Dança da UFPA e que se dedica à cenografia e construção de bonecos desde 2001, especializando-se em Upcycling, que é o processamento de resíduos diversos, sem o uso de energia elétrica. Nesta etapa, Aline trará as técnicas para Criação de Formas Animadas com Sucata. Desde o desenho, o projeto, investigação de materiais e das habilidades manuais do manipulador, até práticas de atelier, devem garantir aos participantes a elaboração de novas personagens e histórias animadas.

O quarto módulo será o de Teatro de Sombras. Um tipo de representação artística que atravessa o tempo do homem social, se misturando com as origens primordiais das artes, incluindo comunidades ancestrais, que transmitiam suas culturas, lendas e histórias por meio do fogo e da sombra projetada. O ministrante será Milton Aires, que é Ator, Dançarino, Sombrista e Produtor Cultural. Licenciado em Dança pelo IFG – Instituto Federal de Goiás. Artista pesquisador, atuante no teatro desde 1999, no audiovisual desde 2004 e na dança desde 2008. Em 2022 teve sua pesquisa selecionada para publicação no edital a_ponte: cena do teatro universitário do Itaú Cultural.

O quinto e penúltimo módulo será sobre Máscaras – Mito, Rito e Animação, e o objetivo mais uma vez será o aprofundamento no surgimento e desenvolvimento deste tipo de elemento cênico, que também atravessa toda a história da humanidade, além da prática na criação das peças, que servem a muitos e diferentes objetivos nas artes cênicas. Aline Chaves também cuidará deste módulo.  E por fim, David Matos volta ao AnimaGyn, desta vez para tratar sobre Roteiro e Dramaturgia. Neste módulo o tema será a escrita, a comunicação, a poesia e metáfora, a estrutura da narrativa e a formatação do texto teatral para encenação. Neste ponto, o/a participante já terá conhecido possibilidades suficientes para traduzir em narrativa as histórias que deseja contar aos seus públicos.

Para todos que se interessem no fazer artístico e educacional – O público alvo do projeto são artistas e não artistas, jovens e adultos, que possuam idade acima de 15 anos, iniciantes e veteranos no campo das artes e da educação, que busquem o aprimoramento e/ou contato com uma formação complementar em artes cênicas. Pessoas interessadas no intercâmbio de informações diversas sobre o fazer teatral, temas centrais e periféricos ao teatro de animação e ao jogo do ator/animador/manipulador. Sem limite máximo de idade, o programa dará espaço para o público interessado no processo, considerando as diversidades culturais, raciais, de credo, de classes sociais e orientação de gênero e sexualidade.

 

 

Previous Article
Next Article