Programa de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação atende mais de 8 mil servidores e estudantes
O Programa Educacional de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou mais de oito mil atendimentos em 2023. Com círculos de construção de paz, assembleias e mediações, a ação tem como foco fortalecer vínculos nas relações interpessoais e prevenir a violência no contexto escolar, nas relações humanas, dos profissionais da área da educação, a fim de instituir a cultura da paz como forma de positivar os conflitos.
A equipe é formada por 15 professores com formação técnica específica, oferecida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Preparados para ouvir todos os estudantes, servidores e familiares que queiram compartilhar seus sentimentos e necessidades, os profissionais da Comissão de Mediação de Conflitos atenderam 8087 pessoas ao longo do ano nas unidades administrativas e educacionais.
O programa utiliza quatro metodologias que contribuem com o desenvolvimento das habilidades da comunicação mais compassiva, que são círculos de justiça restaurativa e construção de paz em parceria com o TJ-GO, assembleias educacionais, mediação entre pares, conversas sobre comunicação não violenta, e ainda, realiza a implantação de Núcleo de Mediação na escola e oferece formação em diálogo, escuta e mediação em parceria com a Gerência de Formação da SME aos profissionais da educação.
As metodologias de trabalho utilizadas pela equipe buscam fortalecer a cultura do diálogo respeitoso no ambiente escolar e os vínculos nas relações interpessoais. “É um privilégio realizar esse trabalho, toda a equipe se sente bem e feliz, pois é uma via de mão dupla. Quando proporcionamos o bem-estar ao outro, consequentemente recebemos”, diz a coordenadora da Comissão de Mediação Educacional da SME, Clédia Maria Pereira.
A equipe trabalha com os princípios da voluntariedade, confidencialidade e imparcialidade. É importante ressaltar que colocar em prática tais ações e inseri-las na cultura escolar ou de trabalho é um processo que possibilita mudanças significativas em todos os âmbitos do cotidiano escolar e administrativo, sendo necessário o comprometimento dos envolvidos.
Comissão
A Comissão de Mediação Educacional foi instituída em 2017 de forma a fortalecer uma cultura de paz e diálogo em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Os trabalhos são desenvolvidos diretamente nas instituições, por meio de diferentes metodologias, como Assembleias Educacionais, Núcleos de Mediação, Círculos de Construção de Paz e o Protagonismo Estudantil.
A comunidade escolar pode solicitar o atendimento pelo e-mail mediarsme@gmail.com. Após o contato inicial, a equipe avalia quais as ações necessárias, como por exemplo, uma assembleia ou círculo de paz.