Programa Anjos da Guarda da GCM de Goiânia alcança 7,8 mil crianças entre janeiro e agosto de 2023
A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) desenvolve, como parte dos trabalhos em prol da segurança pública, uma série de ações sociais que fortalecem a presença comunitária. Uma delas é o Programa Anjos da Guarda, que promove atividades lúdicas em escolas, parques e demais espaços públicos em geral. De janeiro a agosto de 2023, a iniciativa alcançou 7.800 crianças por meio de 85 ações, como palestras, peças teatrais, pinturas faciais, entre outras.
O Programa Anjos da Guarda foi instituído pela Prefeitura de Goiânia por meio do Decreto nº 4.595, de 22 de outubro de 2013. O principal objetivo é a prevenção primária do uso de drogas e de violências para proteção da infância, além de fomentar a participação e sensibilizar a comunidade em geral para os cuidados com as crianças.
Além das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades também acontecem em espaços como parques e o Zoológico, a fim de divulgar a prática de sustentabilidade e incentivar o contato com a natureza como sinal de vida, saúde e equilíbrio social.
O coordenador do Programa Anjos da Guarda, GCM Vasco de Ramos Lino, destaca que a iniciativa aproxima as crianças dos serviços de segurança pública prestados pela GCM. “Enquanto desenvolvemos atividades lúdicas com as crianças, quebramos paradigmas e combatemos ideias preconcebidas de que a segurança pública é repressiva. Nosso objetivo é trabalhar pela população, de forma humanizada e acolhedora”, afirma.
“O Programa Anjos da Guarda é uma das muitas iniciativas desenvolvidas pela GCM que orgulham nossa Capital. Como prefeito e também como cidadão que valoriza ações sociais, parabenizo todos os agentes da Guarda Civil que fazem esse projeto acontecer em defesa de nossas crianças. Nossa gestão tem como propósito cuidar das pessoas, e a GCM contribui diariamente com a população goianiense”, destaca o prefeito Rogério.
Ações
Por meio de ações como as palestras, os agentes encontram formas de divertir e, ao mesmo tempo, alertar as crianças sobre assuntos sérios. O Anjos da Guarda foi criado para prevenir o uso de drogas e as violências, mas trabalha para além desses aspectos. Além de contribuir na formação integral da criança junto à escola e família e na disseminação da cultura de paz e fortalecimento de vínculos, a iniciativa busca promover reflexões sobre os valores humanos e a aceitação do outro. O combate ao bullying e cyberbullying, e a conscientização ambiental também são prioridades.
Outra ação de destaque dentro do programa é o projeto de pinturas faciais, “Pintando o 7”. Por trás da ação lúdica, há a estratégia de promover vínculos de confiança entre os integrantes do programa e as crianças. A sensação de acolhimento e segurança pode incentivar que os pequenos relatem suas rotinas cotidianas e possíveis problemas familiares ou escolares, como abuso ou outros tipos de violência.
Após a pandemia, em 2022, a retomada das atividades do Anjos da Guarda foi realizada de forma gradativa, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mesmo assim, o programa atendeu 35 escolas, entre municipais, estaduais e particulares, e realizou 5.041 pinturas de rosto e eventos sociais, totalizando o atendimento a cerca de 9.400 crianças/adolescentes.
Dentre as atividades, os integrantes do Programa também desenvolvem o brinquedo cantado, que estimula a criança a brincar com o seu próprio corpo, seja por meio da música, expressão vocal e dança. As ações ajudam a desenvolver a coordenação motora e, sobretudo, a socialização.
O Programa Anjos da Guarda está nas redes sociais. Instagram: @anjos.daguarda e Facebook: Programa Anjos da Guarda GCM/Goiânia. (Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação)