Professores receberão treinamento para identificar abuso sexual infantil nas escolas

Palestra “Como identificar sinais de violência e abuso sexual em crianças e adolescentes?” será realizada na terça-feira (31/5), na Câmara Municipal de Goiânia. Conteúdo será ministrado de manhã e à tarde para professores, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares. Mais de 100 educadores já se inscreveram. Ação promovida pelo mandato da vereadora Aava Santiago integra as atividades referentes ao Maio Laranja

Na terça-feira (31/5), professores, diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares de Goiânia irão participar do minicurso “Como identificar sinais de violência e abuso sexual em crianças e adolescentes?” no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia. Organizado pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB) em parceria com Escola do Legislativo e com a Ouvidoria da Mulher, as palestras serão ministradas no turno matutino das 9h às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h30. Mais de 100 educadores já se inscreveram.

Na parte da manhã, as palestras serão conduzidas pela psicanalista Maysa Balduíno e a conselheira tutelar Roselei Galhardo. No turno vespertino, será a vez da psicóloga e especialista em psicanálise Lara Corrêa Faria, a Conselheira Tutelar Gabrielle e o Conselheiro Estadual do Direito da Criança e do Adolescente Eduardo Motta.

Para a vereadora Aava, que já ministra palestras sobre o assunto em escolas por todo o Estado de Goiás, é fundamental que a escola atue na identificação do abuso infantil e de tantas outras violências. “É correto afirmar que muitas crianças não conseguem identificar quando estão passando por uma violência dentro de casa, por exemplo. Por várias vezes vi diante dos meus olhos, meninas e meninos chorando enquanto eu falava sobre vários tipos de violências sexuais. E estarrecedor e muito frustrante que essas crianças não tenham o amparo necessário onde seria o único lugar que poderiam acolhê-las. Por isso, essa ação pode retirá-las de um ambiente violento com a identificação do agressor”, afirmou a parlamentar.

A atividade integra o calendário de ações do mandato da vereadora e faz referência ao Maio Laranja, que visa dar visibilidade ao Dia de Combate à Violência e ao Abuso Sexual Infantil, celebrado no dia 18 de maio. A parlamentar é presidenta das Comissões de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia, e de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Goiânia e atua em parceria com a Escola do Legislativo e a Ouvidoria da Mulher da Casa.

Abusos

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 2018, ao menos 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, conforme levantamento obtido pelo jornal o Globo.

O índice equivale a mais de três casos por hora e duas vezes o que foi registrado em 2011, ano em que agentes de saúde passaram a contabilizar os atendimentos.

Em Goiás, na última semana, no município de Campos Limpos, o jornal O Popular divulgou que estudantes denunciaram abusos após palestra em escola local sobre violência sexual. Dez estudantes denunciaram terem sido vítimas e de acordo com a Polícia Militar os abusos foram cometidos em ambientes familiares. A Polícia Civil investiga os casos.

Previous Article
Next Article