Prefeitura de Goiânia reforça atendimento do Cata-treco no final de semana com 15 caminhões extras
Serviço realizado pela Prefeitura de Goiânia, o Cata-treco funciona diariamente, mas nos fins de semana ganha reforço de 15 caminhões para dar agilidade no atendimento das demandas. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é responsável por recolher móveis e eletrodomésticos inservíveis em domicílios de forma gratuita, mediante agendamento.
O morador agenda o recolhimento, por meio do site goiania.go.gov.br, aplicativo Prefeitura 24h, teleatendimento (3524-8555) ou WhatsApp (98596-8555). “A coleta é feita em, no máximo, 20 dias, sem nenhum custo ao solicitante. Se necessário, pegamos o móvel dentro de casa, desde que esteja desmontado”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Todos os sábados e domingos são realizadas, em média, 340 ordens de serviço. Os armários e guarda-roupas, ou suas partes, como as portas, lideraram o ranking de “trecos” recolhidos em 2022, chegando a 20.118 retiradas, ou seja, 37% do volume total de pedidos. Depois vêm os sofás, com 5.772 unidades, camas, com 3.716 unidades, e as gavetas, com 3.352.
“O Cata-treco é a forma correta para a população se desfazer de itens que julga não ter mais serventia. Descartar os móveis e eletrodomésticos em calçadas, canteiros, ruas e outros espaços públicos é errado, favorece a proliferação de doenças, o mau cheiro, e pode acarretar multa ao infrator. Se todos tiverem essa consciência, teremos uma cidade mais limpa e agradável”, ressalta o diretor de Limpeza Urbana da Comurg, Alzirio Brabosa.