Prefeitura de Goiânia recebe Prêmio de Qualificação da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), recebeu do Tesouro Nacional o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi 2023). A solenidade de entrega foi realizada nesta quinta-feira (21/9), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Goiânia ocupa a terceira colocação com maior evolução na qualidade da informação contábil e fiscal em 2022, de acordo com o ranking divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Na classificação geral entre as capitais, o município administrado pelo prefeito Rogério Cruz ficou na 10ª colocação, superando cidades como São Paulo e Manaus.
“Ficamos muito honrados em receber essa premiação, que demonstra que estamos no caminho certo. Pretendemos avançar muito mais com a implantação do Parque de Tecnologia da Informação (TI), próprio da Secretaria de Finanças. O programa prevê a reestruturação do armazenamento de dados, desenvolvimento de sistemas próprios, implementação de segurança da informação, monitoramento cartográfico-fiscal e acompanhamento das inovações tecnológicas disponíveis para área pública no Brasil”, destaca o prefeito Rogério.
O secretário de Finanças, Vinicius Henrique Alves, pontua os desafios para que o município subisse 10 posições na avaliação desde 2019, quando o ranking foi criado. “A administração municipal precisou enviar todas as declarações no prazo legal e evitar retificar os dados, assegurando que os valores foram informados corretamente nos relatórios. Obtivemos êxito, graças ao desempenho e agilidade dos servidores da Superintendência de Contabilidade da Sefin”, completa o secretário.
O superintendente de Contabilidade, Jânio Marques de Souza, representou a Prefeitura de Goiânia em Brasília durante a premiação. “Estou honrado em receber esse prêmio para Goiânia. É satisfatório saber que o reconhecimento foi pelo esforço dos servidores da Superintendência de Contabilidade, ainda mais vindo da Secretaria do Tesouro Nacional, que consolida todas as informações contábeis do país”, ressalta o superintendente.