Prefeitura amplia número de academias adaptadas para cadeirantes em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inaugurou neste mês, na praça da Vila Redenção, uma nova academia ao ar livre com aparelhos adaptados para cadeirantes. Com isso, o número de estações de musculação inclusivas em espaços públicos da capital subiu para dez.

Os outros pontos contemplados com estações são: Praça Ana Clara Pires Camargo, no Residencial Antônio Carlos Pires; praça da Avenida Afonso Pena, no Setor Goiânia II; praça do Setor Antônio Barbosa; Centro Esportivo Aruanã III; praça do Setor Tupinambá dos Reis; praça do Parque Atheneu; e praça da Alameda João Elias Silva Calda, Avenida Guimarães Natal e Avenida Antônio Carlos Martins, todas no Setor Pedro Ludovico.

As academias inclusivas contam com quatro aparelhos convencionais e quatro adaptados. Os equipamentos são certificados, de fácil uso e têm instruções fixadas para ajudar o usuário a se posicionar e fazer cada exercício corretamente. O presidente da Comurg, Rodolpho Bueno, afirma que, em breve, este modelo de academia será replicado em outros locais.

“Nosso objetivo é democratizar cada vez mais o acesso às opções de lazer, esporte e prática de exercícios físicos em Goiânia, e esse processo passa pela inclusão das pessoas com deficiências. As academias ao ar livre com aparelhos adaptados representam mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para os cadeirantes que aqui vivem”, pontua Bueno.

Nesta direção, o presidente destaca ainda que a Comurg fabrica e instala piso tátil em praças, avenidas e outros espaços públicos. “O piso tátil orienta os passos dos goianienses com deficiência visual para que eles possam se deslocar com o máximo de autonomia e segurança pela cidade. Estamos trilhando um caminho rumo a uma sociedade com mais equidade”, diz.

Fonte: Comurg – Prefeitura de Goiânia

Previous Article
Next Article