População de Aparecida é conscientizada sobre a luta contra abuso e exploração sexual infantil
Campanha Faça Bonito, promovida pela Secretaria de Assistência Social, mobilizou servidores, autoridades políticas, conselheiros e sociedade civil em prol da proteção de crianças e adolescentes
Quem passou pela Avenida Independência, em Aparecida de Goiânia, no fim da tarde desta sexta-feira, 17, foi surpreendido pela blitz ‘Faça Bonito’, em alusão ao ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, que é neste 18 de maio (sábado). A ação visa conscientizar a sociedade e alertar os responsáveis para garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes estipulado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A iniciativa que é realizada em todo território nacional, faz parte do calendário de ações anuais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, por meio da Superintendência de Proteção Especial. “Nosso objetivo principal é proteger aqueles que, muitas vezes, não conseguem ou não sabem como se defender”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
Conselheira Tutelar em Aparecida, Elizângela Tavares, destacou a importância da população saber identificar os sinais de alerta do menor que está sofrendo algum tipo de abuso ou violência. “Os familiares, mães, pais, tios, professores, enfim, todos fiquem atentos a mudança de comportamento, porque quando essa criança ou adolescente sofre algum tipo de violência sexual, emocional, física, ele vai mudar totalmente o comportamento. Entre as mudanças ela fica mais retraída, tímida, começa a ser menos sociável, o rendimento escolar diminui, esses são alguns dos indícios”, detalhou.
A vereadora Camila Rosa (UB) fez questão de participar da ação. “A prevenção é a melhor forma de combater o abuso e à exploração sexual infantil. Fico feliz do nosso município priorizar esta causa tão importante. Então temos que falar sobre este tema e conscientizar as pessoas sobre como prevenir, denunciar e combater esse mal. Violência a gente não deve tolerar de nenhuma forma, tem que denunciar e devolver o direito desse menor”, salientou. Também participaram da ação os vereadores Arnaldo Leite (MDB) e Amendoim (MDB), além de secretários e servidores municipais.