Pesquisa com 48 mil aprendizes elege as 40 melhores organizações para trabalhar
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a consultoria global Great Place to Work convidam a imprensa para a cerimônia de premiação do Prêmio Melhores Empresas para o Jovem Aprendiz que acontecerá nesta segunda-feira, 11, no Teatro CIEE.
No mês em que a Lei da Aprendizagem completa 23 anos, a iniciativa pioneira irá apresentar os resultados da pesquisa que ouviu mais de 48 mil aprendizes de todo País e elegeu 40 organizações nas categorias: Acolhimento, Integração, Desenvolvimento Interno, Diversidade e Inclusão e Satisfação Pessoal.
Cenário
Segundo levantamento inédito do CIEE, o volume de aprendizes contratados cresceu cerca de 7% entre janeiro e outubro deste ano, enquanto no ano passado os números permaneceram estáveis. Quando se trata dos ganhos mensais, a pesquisa apontou que a renda familiar de 77% dos aprendizes não ultrapassa dois salários mínimos, índice que ressalta a importância do programa para a inclusão de jovens e adolescentes em vulnerabilidade.
De acordo com os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, o acumulado de aprendizes, entre janeiro e outubro deste ano, chegou a marca de 481 mil contratações. No ranking de contratações por atividade econômica, a Indústria é responsável pelo maior número de inserções de jovens no mundo do trabalho por meio da aprendizagem, seguido da área de Serviços e Comércio.
Entre as regiões do País, os estados localizados no Sudeste lideram as admissões e somam 226 mil aprendizes, as federações do Sul acumulam 100 mil aprendizes e o Nordeste 26 mil.
Na ocasião, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a CEO da consultoria Great Place to Work, Tatiene Tieme vão entregar em mãos os troféus das empresas ganhadoras. Ainda estarão presentes no evento, Dr. Magno Rogério Carvalho Lavigne, secretário de Qualificação e Fomento a Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Renda e Humberto Casagrande, CEO do CIEE. O músico e comediante Marcelo Marrom será o mestre de cerimônia da premiação junto a Isabelle Christina .