O papel da psicologia escolar no novo cenário da educação
A psicologia escolar tem como um de seus principais objetivos promover o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um ambiente inclusivo, diverso e de qualidade. No atual cenário da educação, esses profissionais têm se tornado mais importantes do que nunca, pois são capacitados para aplicar programas de prevenção, desenvolver e observar as habilidades socioemocionais na escola.
Com um psicólogo especialista nessa área, os pais e professores ganham um aliado, que se preocupa e cuida diretamente de cada aluno entendendo o seu modo de pensar e sentir. Além disso, é possível identificar os comportamentos ou atitudes que os estudantes têm para se relacionar, além de apoiá-los nos momentos em que eles precisam estabelecer objetivos, tomar decisões ou enfrentar situações adversas.
Ao identificar alguma alteração ou dificuldade de aprendizado de um aluno, a psicologia e a coordenação escolar devem trabalhar juntas, avaliando a melhor forma de ajudar determinado aluno, seja na adaptação do material escolar ou na qualificação e orientação do professor. “Na maioria dos casos existe uma questão emocional vinda dos pais. O medo de a criança ser rotulada e da não aceitação, impede que seus tutores informem a necessidade do apoio da psicologia escolar no ato da matrícula”, conta a psicóloga escolar da Casa Thomas Jefferson, em Brasília, Patrícia Villa da Costa Ferreira Mendonça.
Segundo Patrícia, a psicologia tem um objetivo muito importante e o seu papel vai além da escola. “Devemos formar e informar professores, pais e alunos para dar o apoio para quem precisa. Na maioria das vezes, por exemplo, casos que precisam do apoio só são identificados quando surgem os problemas dentro da sala de aula. “Embora o tema ainda não tenha a visibilidade necessária, a psicologia escolar faz parte da Casa Thomas Jefferson, praticamente desde o início da escola”, explica Patrícia Villa.
A experiência mostra que alguns pais, e até mesmo educadores, ainda desconhecem os benefícios oferecidos pela psicologia escolar que, seguramente, promove a melhoria no aprendizado tendo um papel fundamental na dinâmica das escolas. Além disso, como sendo um campo da psicologia educacional e do desenvolvimento, oferece o apoio necessário aos programas de prevenção, evolução e crescimento das habilidades socioemocionais.
Nossa História – Somos um Centro Binacional reconhecido pela excelência em sua área de atuação no Brasil. Brasília foi fundada em 1960 e a Casa Thomas Jefferson em 1963. À medida que a cidade foi crescendo e novos bairros foram construídos, passamos a atender mais e mais alunos em 6 unidades em Brasília. Em 2018, ampliamos nossa atuação para Minas Gerais, com a abertura da unidade de Uberlândia e em 2023 estamos fazendo um novo investimento, chegamos em Goiânia, para atender crianças, jovens e adultos.