Novembro Azul: com apoio da prefeitura, quase 100 ciclistas fazem trilha em Trindade pela prevenção ao câncer de próstata

Neste domingo (14/11), cerca de 100 homens pedalaram pelas ruas de Trindade, saindo da Praça da Prefeitura, até o distrito de Santa Maria, quase 30 quilômetros distante, para chamar a atenção à prevenção ao câncer masculino, geralmente na próstata. A ação foi apoiada pela Prefeitura de Trindade, através da Secretaria de Esporte e Juventude.

Os ciclistas partiram antes das 8h00 e terminaram o percurso com um almoço no distrito de Santa Maria, após trajetos também por estradas vicinais da região.

A secretária de Esportes de Trindade, Luana Martins, representou o prefeito Marden Júnior no evento e destacou a importância da data. “É uma campanha muito importante que vem de encontro com todas ações que a Prefeitura vem realizando este mês, voltadas para a prevenção do câncer de próstata”.

As atividades articulam várias secretarias, especialmente a de Saúde, e envolvem palestras, lives, exames, entre outras ações para público interno e para a população trindadense em geral.

No domingo, observou Luana, “foi mais uma ação da Prefeitura ligada ao esporte, fator que ajuda na prevenção desse tipo de câncer”, enfatizou.

Ela destaca que o município se empenha para oferecer o atendimento com essa finalidade preventiva nas unidades de saúde. “Não só em novembro, durante todos os meses do ano há esse tratamento fornecido pela Rede Municipal de Saúde de Trindade”, reforça.

O passeio teve mais de 90 inscritos e foi organizado por vários grupos reunindo ciclistas de Trindade, segmento esportivo muito ativo no município, e que conta com o estímulo da atual gestão.

Entre os organizadores, Ana Carolina Fernandes, Renata Rodrigues e Gisele Garcia, enfatizaram durante o evento que foi de suma importância o apoio do prefeito Marden Júnior para a realização da Pedalada Novembro Azul, assim como foi no mês passado para o 2° Passeio Ciclístico Outubro Rosa, voltado para as mulheres e a prevenção aos cânceres de mama e colo de útero.

A ideia, afirmaram as três, é motivar também os homens a cuidarem da própria saúde, como as mulheres costumam fazer com mais atenção. Além do almoço, os parceiros do evento também fizeram sorteio de brindes para os participantes da pedalada.

O vereador Marco Ferreira estava no evento. “Cada homem precisa ter consciência dos cuidados com a saúde no Novembro Azul e no ano inteiro”, alertou.

E é a conscientização o fato mais importante do movimento Pedalada Novembro Azul na opinião do ciclista Hélio Leite, mecânico que faz exames periodicamente. No domingo, vestindo sua malha e capacete de ciclista, ele transmitia uma mensagem importante.

“Nós homens ainda temos muito preconceito. A gente é que tem que ter consciência, tem que gostar da gente mesmo, mais que qualquer um”, citou, salientando que a detecção do câncer de próstata não envolve apenas o exame de toque retal, mas também exames de sangue.

Já o mecânico de bicicletas Douglas Bruno, também participante da pedalada, frisou que o evento reforça laços de amizade e ainda conscientiza os homens sobre a prevenção. “O apoio da prefeitura foi bem bacana”, concluiu.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.