Mulheres em situação de vulnerabilidade social iniciam cursos profissionalizantes em Aparecida
Os cursos são ministrados no recém-inaugurado Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecília; cerca de 150 mulheres referenciadas nos CRAS do município se inscreveram para os cursos ofertados
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início nesta terça-feira, 07, aos cursos de qualificação profissional no Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecília. O espaço, inaugurado em março deste ano, oferece formação em informática, design de sobrancelha, costura, tear, barbeiro e cabelereiro.
“Os cursos, totalmente gratuitos do Centro de Geração de Emprego e Renda, darão mais oportunidade para que as pessoas se qualifiquem e alcancem uma colocação no mercado de trabalho. Estamos incentivando, sobretudo, as mulheres a conquistar independência financeira”, aponta a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.
As oportunidades são para o público em geral e jovens que buscam colocação no mercado de trabalho, porém, neste primeiro momento, terão preferência mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica ou que são inscritas nos Centros de Referências e Assistência Social (CRAS) da cidade. Cerca de 150 vagas, distribuídas nos seis cursos ofertados, foram preenchidas.
De acordo com a secretária executiva da Mulher, Eldeni de Souza, os cursos serão ministrados duas ou três vezes por semana com duração de horas, semanas e até dois meses, dependendo do curso escolhido. “As inscrições foram abertas dia 11 de abril e em pouco tempo foram esgotadas. Então assim que as turmas forem formando, novas vagas serão abertas. Além disso, nosso objetivo é ampliar as vagas para atender também o público geral inscritos no CadÚnico”, salientou.
Curso de Design de Sobrancelhas
O curso de Design de Sobrancelhas, foi realizado com 14 mulheres durante esta terça-feira (07). Além do certificado de 09 horas de curso, elas receberam gratuitamente da professora, o material de estudo, contendo apostila, lápis, caneta, borracha, apontador, régua, pinça, suporte para henna, pincel e balão para simular um rosto.
“As meninas aprenderam a marcação com visagismo, depilação com a pinça e egípcia com a linha, aplicação da henna, além de técnicas para captar e fidelizar clientes. Com essa formação elas poderão trabalhar para elas mesmas, serão empreendedoras, tenda a própria renda. Uma profissional designer de sobrancelha arrecada em torno de R$ 2 mil a R$ 3 mil, dependendo do foco e determinação”, explicou a professora, máster trainer em micropigmentação e extensão de cílios, Rayanne Yorranna.
Centro de Geração Emprego e Renda
O Centro de Geração de Emprego e Renda, que está localizado na Rua 12, Quadra, APM 16, no Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia, Emprego e Renda, além de oferecer formação profissional, alunos são acompanhados por atendentes dos CRAS, que trabalham para que o cidadão tenha acessos aos direitos estabelecidos pela Constituição e ainda pela integração de modo geral junto à sociedade.
Também serão realizadas palestras educativas no local. Nesta quarta-feira, 07, das 14h às 16h, por exemplo, haverá um seminário aberta ao público sobre as políticas públicas voltadas às mulheres, que são implantadas no município, além de informações sobre o programa Auxílio Brasil e os cursos profissionalizantes oferecidos às mulheres. No dia 13 de junho a palestra será sobre empreendedorismo feminino. (fonte:www.aparecida.go.gov.br)