Médico de Goiânia vai apresentar trabalhos no Congresso Mundial de Neurocirurgia
Dois estudos de casos, relacionados à utilização da ultrassonografia em cirurgias neurológicas, foram classificados e serão apresentados pelo neurocirurgião Leonardo García-Zapata, do Instituto de Neurologia de Goiânia, no Congresso Mundial de Neurocirurgia, que será realizado na África do Sul, de 4 a 8 de dezembro deste ano.
Para o neurocirurgião, a ultrassonografia é cada vez mais importante em todas as especialidades. “A ultrassonografia traz a possibilidade de ser levada diretamente ao local onde o paciente se encontra, seja o leito de enfermaria, a sala de emergência, o consultório, o centro cirúrgico, a ambulância ou, até mesmo, a rua”, afirma.
Estudos de caso
“Medição do diâmetro da bainha do nervo óptico com ultrassom em ambulatórios: uma ferramenta prática e não invasiva para decisões de tratamento” é o tema de um estudo de caso a ser apresentado no Congresso Mundial de Neurocirurgia. Na conclusão deste trabalho, o dr. Leonardo Zapata relata que “a ultrassonografia no local de atendimento é fortemente recomendada nos modernos ambulatórios de neurocirurgia”.
Além desse trabalho, o neurocirurgião irá apresentar o estudo de caso “Drenagem guiada por ultrassom intraoperatório (IOUS) de abscesso de aspergilose invasiva cerebral de um paciente imunocompetente”. Também neste estudo, o dr. Leonardo Zapata chegou à conclusão de que o ultrassom intraoperatório pode ser “extremamente útil na drenagem de abscessos e seu uso é aconselhado”.