Mais de 400 municípios brasileiros enfrentam seca prolongada. Goiás se destaca neste cenário

Maior parte desses municípios, há pelo menos 146 dias sem chuvas, é do estado de Goiás

O levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela que 421 cidades brasileiras registraram a última chuva em abril deste ano. Algumas cidades até antes deste mês.

A maior parte desses municípios, há pelo menos 150 dias sem chuvas, pertence ao estado de Goiás, que concentra cerca de 45% do total. Na sequência, estão Minas Gerais (40%) e Bahia, com menos de 6%.
Mato Grosso tem 20 cidades nessa condição de seca, à frente de Tocantins (11) e São Paulo (6). Além desses, Piauí (2) e Distrito Federal, com Brasília, também estão na lista.
Goiás – 188 cidades
Minas Gerais – 169
Bahia – 24
Mato Grosso – 20
Tocantins – 11
São Paulo – 6
Piauí – 2
Distrito Federal – 1

O estudo ainda mostra que mais de 2 mil municípios estão há pelo menos dois meses sem chuvas. O Centro de Monitoramento afirma que o Brasil enfrenta a maior seca das últimas décadas.
“Infelizmente, as projeções para as próximas semanas não são otimistas. Pelo menos até meados de outubro, a previsão para o Centro-Norte do país é de piora do cenário atual”, afirma Ana Paula Cunha, pesquisadora do Cemaden.
O Cemaden destaca que mudanças climáticas, que aquecem a atmosfera, tendem a produzir sequências mais longas de dias sem chuva. Outro fator para a seca são as mudanças do uso do solo.
Ao substituir áreas de floresta por áreas dedicadas à agricultura ou a pastagens, a degradação da fonte de umidade, tanto do ar quanto do solo, reduz a umidade do ambiente e, consequentemente, diminui as precipitações.

Previous Article
Next Article