Mais de 1,4 mil contribuintes são atendidos na Central do IPTU durante primeira semana de funcionamento
A Central do IPTU registrou mais de 1,4 mil atendimentos presenciais de segunda (10/04) a sexta-feira (14/04), na primeira semana de funcionamento da unidade. Localizado no Paço Municipal, o espaço recebe os contribuintes das 8h às 17h. É uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).
O IPTU 2023 começou a ser enviado, via Correios, no último dia 03 de abril. Já no dia 04, teve início o atendimento virtual aos contribuintes, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. No dia 10 de abril, além do contato on-line, os goianienses puderam buscar ajuda presencial dos técnicos da Sefin para fazer consultas, compreender melhor a composição do imposto, também como efetuar o pagamento, e orientações sobre alterações cadastrais e processos de revisão.
A Central do IPTU conta com oito guichês de atendimento, mais recepção, e não é necessário agendamento prévio. Segundo o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, a unidade atinge seu objetivo de aproximar a prefeitura da população.
“O prefeito Rogério Cruz havia solicitado a melhoria na comunicação sobre o IPTU, para que o cidadão pudesse entender melhor o seu imposto. Então, pensamos em um local em que o contribuinte pudesse ser atendido bem e com conforto, para tirar todas as dúvidas, de forma individualizada. Essa é a primeira vez que Goiânia conta com algo similar e os números alcançados, até agora, mostram que o espaço era uma necessidade e, hoje, um sucesso”, avalia o gestor.
Em reunião com o Fórum Empresarial na última sexta-feira (14/04), o prefeito Rogério Cruz contou sobre sua passagem, durante a semana, pela Central do IPTU para acompanhar as atividades. “Em um intervalo na agenda, passei no local, com a primeira-dama Thelma, em uma visita extraoficial, para conferir pessoalmente o que a população achava da iniciativa e como estava o atendimento. Conversei com alguns contribuintes e pudemos acompanhar os esclarecimentos de algumas questões”, disse o prefeito.
Segundo Rogério Cruz, essa aproximação com a população é fundamental para uma gestão voltada para as pessoas e construção de programas que atendam os goianienses. “Após essa conversa com quem estava na Central, estou repassando ao secretário Vinícius demandas que podem resultar em melhorias, principalmente para o contribuinte que tem estabelecimento comercial, donos de pequenas empresas. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho”, comemorou, ao fazer um balanço positivo do IPTU em suas primeiras semanas. “Começamos a colher os resultados de um trabalho dedicado e muito sério, para trazer justiça social e tributária”, concluiu.
*Balanço* – No próximo dia 20 de abril vence a primeira parcela do IPTU, para quem optar pelo pagamento parcelado, e cota única, que é o pagamento à vista com 10% de desconto. Levantamento da Sefin, feito também na última sexta-feira, aponta que 73% dos contribuintes já receberam o boleto enviado pelos Correios.
Quase 25% dos contribuintes goianienses efetuaram o pagamento. Destes, 21,8% optaram pela cota única, com desconto de 10% no valor total do imposto. A estimativa é que, com a proximidade do último dia para pagamento sem incidência de juros e multas, esses números aumentem já no início da próxima semana.
O secretário Vinícius Henrique Alves faz um alerta para que o contribuinte não deixe para o último minuto. “Acesse o site goiania.go.gov.br/sefin, faça a emissão do seu boleto ou o pagamento via cartão de crédito. Caso não consiga, busque ajuda no Atende Fácil, na Central do IPTU. Evite enfrentar momentos de sobrecargas no sistema que dificultam o acesso”, indica.
Os sistemas do Portal do Contribuinte passaram por instabilidades, nas últimas duas semanas, pelo alto número de acessos simultâneos. Em apenas dois dias, foram registrados 4,5 milhões. Os picos aconteceram, em especial, no início da manhã e depois no começo da tarde.
A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), responsável pelo sistema, trabalha para a estabilidade dos serviços. No entanto, caso o contribuinte tenha a possibilidade, é indicado fazer o acesso ao site em horários alternativos e garantir que se tenha o boleto em mãos, com antecedência. (Fonte: comunicação Secretaria Municipal de Finanças)