Lula: política de esporte deve atender da infância à terceira idade
Em encontro com representantes do setor, ex-presidente defendeu que o esporte deve fazer parte do dia a dia da população e que a sociedade deve participar da construção da política
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (27/09) que a sociedade contribua para a construção de uma política pública para o esporte, capaz de atender da infância à terceira idade, e que a iniciação esportiva contemple todas as modalidades. A afirmação foi feita durante encontro com representantes do setor, em São Paulo (SP).
“Nós precisamos de vocês que entendem de esporte para ajudar a gente a construir uma boa política de esporte para esse país, da infância à terceira idade. Fazer com que o esporte faça parte do dia a dia das nossas atividades. Se vocês contribuírem, a gente pode fazer”, disse Lula, no encontro que contou com a participação de atletas, como Carol Solberg (vôlei de praia), por vídeo, e ex-atletas, como Joanna Maranhão (natação), Ana Moser e Isabel Salgado (vôlei). Juninho Pernambucano, Raí e Bobô também mandaram vídeos em apoio a Lula.
O ex-presidente também defendeu o esporte como um instrumento para cuidar da saúde da população. “Como uma coisa que garante a segurança e a formação do ser humano. E vamos levar muito a sério essa questão. Pode crer que vocês nunca tiveram na história desse país um presidente tão comprometido com o esporte como eu vou ser daqui para frente. E vai depender de vocês. Cobrem, cobrem, cobrem todo dia que a gente faz”, declarou Lula.
Lula afirmou que o país terá escolas em tempo integral, para que as crianças estudem e pratiquem esporte. “Uma criança fica na escola, da creche ao ensino fundamental, dá quase 14 anos. É aí, é aí o lugar onde a gente tem que pensar na iniciação esportiva para todos os esportes. E aí nós vamos ter que mudar o conceito da nossa escola”, disse ele.
Legado
O evento contou com a presença dos ex-ministros do Esporte Agnelo Queiroz, Orlando Silva, George Hilton e Ricardo Leyser, além de técnicos, jornalistas e dirigentes, como Vanderlei Luxemburgo, André Henning, José Trajano e Luiz Gonzaga Belluzo.
Com o lema “esporte é democracia com Lula”, Adilson Monteiro Alves, Gustavo Araújo, Ana Moser, Isabel Salgado, Andrea Rosa e Walter Casagrande Júnior relembraram políticas públicas criadas nos governos de Lula e Dilma Rousseff e importantes até hoje, como a Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte. Destacaram que depois do golpe contra Dilma a área foi sucateada e abandonada, inclusive com a extinção da pasta na gestão Bolsonaro, e alertaram para os riscos de uma ruptura democrática caso o atual presidente se mantenha no poder.
No evento, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann pediu para que os apoiadores da chapa Lula-Alckmin se esforcem nessa reta final de campanha. “O voto é a principal arma que a gente tem, esse é o nosso contraponto ao bolsonarismo, não é a pistola, o revolver ou a metralhadora, e sim o voto que faz a mudança e que vai garantir um novo projeto para esse país. A esperança vai vencer de novo!”, declarou.
As torcidas organizadas Camisa 12 e Gaviões da Fiel, do Corinthians, a Porcomunas, representando o Palmeiras, o coletivo Tricolor Antifa, do São Paulo, também marcaram presença, assim como a Fundação Gol de Letra e o time da Ferroviária.
Edinho Silva, prefeito de Araraquara e um dos articulares da reunião, também aproveitou a oportunidade para agradecer pelo esforço e colaboração de Juca Kfouri, Andres Sanches, Gilberto Carvalho e Nádia Campeão.