Juíza Aline Tomás é finalista do Innovare; cerimônia de entrega dos prêmios será na quarta-feira
O projeto Simplificar 5.0, que transforma as sentenças em resumos ilustrados e didáticos que são enviados pelo whatsapp às partes, é um dos finalistas do Prêmio Innovare, que está em sua 19ª edição. Autora do projeto e titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis (GO), a juíza Aline Vieira Tomás vai participar da cerimônia de premiação, que será realizada na quarta-feira (7), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, a partir das 11 horas.
O projeto Simplificar 5.0 foi concebido para aproximar o Judiciário do cidadão, democratizando o acesso à justiça por meio da linguagem simples. Isso porque o Simplificar 5.0 consiste na tradução das sentenças em resumos ilustrados, que são enviados para os usuários da justiça (autor, réu, advogados) com a finalidade que tenham um pleno entendimento da linguagem jurídica da sentença.
Segundo a juíza, o projeto está de acordo com o principal objetivo do Prêmio Innovare, que é inteiramente dedicado à inovação e ampliação do acesso à justiça. “Sob minha ótica, sentença boa é a sentença que se entende e isso é fazer justiça”, afirma ela, para quem “ser finalista com o projeto Simplicar 5.0 é motivo de muita honra e orgulho, porque coloca o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, mais uma vez na vanguarda, quando o assunto é modernizar, dar celeridade e eficiência à prestação jurisdicional”, comemora.
A magistrada ressalta, contudo, que o Simplificar 5.0 é um projeto que, apesar de simplificar o entendimento, prima pela norma culta da língua portuguesa, respeitando a ciência jurídica, porém transformando-a de uma maneira simples, objetiva e clara, propiciando um pronto entendimento de que acessa o nosso resumo ilustrado.
A agilidade do projeto é outro ponto destacado por Aline Tomás. Segundo ela, no mesmo instante em que a sentença é publicada no sistema do Tribunal de Justiça, a inteligência artificial auxilia transformando essa sentença em um resumo ilustrado, que, após passar por uma validação humana, é devidamente revisado e imediatamente enviado por aplicativo de mensagem para todos que integram aquele processo. “O que a gente faz nesses resumos, é usar de recursos visuais, linguagens simples e palavras-chaves, de maneira muito sucinta, clara, transmitindo a mesma mensagem que foi colocada na sentença”, esclarece Aline Tomás.
Cerimônia – O Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil e, e, desde 2004, quando foi criado, já premiou mais de 200 práticas. Esta será a primeira cerimônia de premiação presencial do Innovare desde 2019. Em 2020 e 2021, os eventos foram realizados no STF, mas de forma fechada, apenas com as equipes de produção e apresentação, e participação on-line dos finalistas, por conta da pandemia. A solenidade também poderá ser acompanhada pelo Youtube (link).
Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.