IPCA: Goiânia registra 2ª maior alta do País nos preços dos artigos de limpeza

Os preços dos artigos de limpeza vendidos em Goiânia registraram variação de 2,37% em julho, a segunda mais alta do Brasil em relação às capitais alcançadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na apuração do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Considerado índice oficial de cálculo da inflação no País, o IPCA aponta que no mês passado os preços dos artigos de limpeza em Goiânia registraram alta maior do que 14 das 15 capitais alvo do levantamento do IBGE.

 

Vitória (ES) foi a única capital a registrar variação maior que Goiânia. A alta nos itens de limpeza na capital capixaba no mês passado chegou a 2,79%. Na média nacional, a oscilação nos preços ficou em 1,61%.

 

Para Rafael Gonçalves, executivo de uma empresa que distribui artigos de limpeza e higienização em Goiânia em larga escala, a inflação nesses produtos reflete diretamente a alta no valor do diesel, que encarece o transporte dos artigos das fábricas até o consumidor final. Ele menciona que há no mercado a sinalização de nova alta nos preços. O prazo para isso ocorrer ainda é incerto, mas Rafael acredita que antes do reajuste o consumidor deve sentir um respiro no bolso.

 

“Agora, depois dessa redução no diesel que passou a valer na semana passada, acredito que o consumidor verá os reflexos dessa medida nas próximas três ou quatro semanas, depois que toda a cadeia produtiva sentir esse alívio, digamos assim, nos custos operacionais pertinentes ao transporte das mercadorias”, projeta Rafael, da Aqualis Soluções.

Previous Article
Next Article