Incêndio no Parque Nacional atinge 1,2 mil hectares e deixa bombeiros feridos

Incêndio começou na Granja do Torto e se alastrou. De acordo com o Inmet, a previsão para hoje é de calor, com temperatura de até 34ºC e umidade do ar em menos de 15%

O paredão de fumaça provocado por um incêndio florestal que começou domingo (15/9), na Granja do Torto e se alastrou para o Parque Nacional de Brasília, constitui cenário de preocupação.
Dois bombeiros sofreram ferimentos e as chamas consumiram 1,2 mil hectares de Cerrado, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela área.
Ao longo do domingo, a fumaça do incêndio se espalhou e encobriu parte do Plano Piloto, em Brasília; região do Parque Nacional atingida pelo fogo.

Hoje, o DF completa 146 dias sem chuva, a terceira pior seca da capital. A PF investiga se o incêndio na reserva foi ou não criminoso.
Ontem mesmo, o Presidente Lula sobrevoou a área e deve se reunir com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva para discutir estratégias de combate ao incêndio ao Parque Florestal, também conhecido como Água Mineral.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, ressaltou a importância da preparação para o combate a incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. “A primeira coisa que tem que ficar bem clara no combate ao incêndio florestal é que ele prejudica muito a qualidade do ar, com as fuligens e a fumaça, além da baixa umidade típica de Brasília nessa época. Essa poluição acaba causando muitas infecções e doenças respiratórias”, explicou.
Ele disse também que o combate às queimadas não se restringe apenas ao momento do fogo. “Temos que preparar tudo, fazer os aceiros, utilizar os equipamentos adequados”, afirmou.

Combate

As operações de combate envolveram 20 brigadistas do ICMBio, 30 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e cinco brigadistas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Conforme o CBMDF, o combate inicial contou ainda com sete viaturas, apoio de duas aeronaves e de um drone. Embora parte das chamas tenha sido controlada, a fumaça se espalhou por diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Até o fechamento desta edição, as equipes trabalhavam para extinguir o fogo. Enquanto as ações de combate ao fogo estiverem acontecendo, o parque permanecerá fechado.

Tempo
O DF enfrentará mais uma semana de calor intenso e tempo seco, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “No decorrer desta semana, o sol deve predominar entre poucas nuvens, sem previsão de chuva. As temperaturas vão ficar elevadas e a umidade do ar bastante baixa, resultado da atuação de uma intensa massa de ar quente e seco. Durante o dia, essas condições favorecem a formação de névoa seca em algumas áreas do DF”, explica o meteorologista do Inmet Heráclio Alves.

Hoje, as temperaturas mínimas devem variar entre 12°C e 15°C, nas primeiras horas da manhã. As máximas podem atingir entre 31°C e 34°C, no meio da tarde. A umidade relativa do ar, que atinge 75% no início do dia, deve cair drasticamente à tarde, com mínima prevista de 15%. “Pontualmente, não se descarta a possibilidade de a umidade atingir valores abaixo dos 15%”, alerta.

Prevenção e combate a incêndios florestais
Ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, telefone 193, caso aviste um incêndio florestal;

Não jogar lixo em áreas florestais;

Evitar o uso do fogo em lixo, restos de poda e na limpeza deáreas agrícolas;

Adotar práticas agrícolas sustentáveis;

Manter aceiros ao redor de áreas de cultivo e pastagem –essa medida é crucial para impedir a propagação do fogo.

Fonte: Sema-DF

Previous Article
Next Article