Hugol é destaque na captação de órgãos em Goiás

Referência estadual na captação de órgãos, graças ao auxílio de um processo diário de acolhimento e conscientização de pacientes e familiares, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) obteve em outubro uma meta de consentimento familiar para doação de órgãos de 70%. Dessa forma, a unidade do Governo de Goiás contribui positivamente para o resultado das captações realizadas neste ano no Estado.

“O trabalho que o Hugol realiza envolve toda a equipe, que abraça a cultura da doação de órgãos e consegue executá-la com sucesso na unidade. O fato de toda a equipe acreditar no processo e realizar o acolhimento humanizado dos familiares faz com que estes se sintam mais seguros para realizar a doação”, explica Katiuscia Freitas, gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Atualmente, a recusa dos pedidos de doação no Estado está em 54%, uma diferença expressiva em comparação aos 68% de 2019, de acordo com a Central de Transplantes de Goiás. Em outubro, o Hugol captou 23 órgãos e tecidos, entre fígado, rins e córneas, destinados para pacientes de Goiás e de outros Estados. De janeiro a outubro de 2020, o hospital já realizou a captação de 119 órgãos e tecidos.

“Mesmo com toda informação já disponibilizada hoje em dia, existem inseguranças e preconceitos em relação à doação de órgãos, sendo esse um cenário que buscamos mudar. O procedimento da retirada de órgãos é um processo seguro, acompanhado por especialistas, e um único doador pode salvar diversas vidas”, explica o diretor-geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *