Grupo Bacae Dança estreia espetáculo “Pressa”

Estreia será no dia 29 de novembro no Centro Cultural UFG e a entrada é gratuita

O tempo insuficiente para atender demandas, a urgência atravessando a rotina, os prazos para ontem e a impressão de que estão todos correndo inspiram o mais novo espetáculo do Grupo Bacae Dança. “Pressa” terá sua estreia no dia 29 de novembro no Centro Cultural UFG. Na terça-feira (29/11) haverá duas sessões, às 19h e 20h30. Já na quarta-feira (30/11) o espetáculo será apresentado em duas sessões para estudantes de escolas públicas. A entrada é gratuita. Este projeto tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, Edital 01/2021.

“Pressa” é um espetáculo de dança contemporânea que busca refletir sobre a banalização da urgência e os consequentes impactos na sociedade. “A nossa proposta com esse trabalho também é de inspirar alternativas para saída do ciclo vicioso da pressa e apontar benefícios da desaceleração das rotinas, a partir das potenciais possibilidades de pequenas ações diárias e intimistas”, comenta Ingrid Costa, diretora artística e coreógrafa. Ela ainda ressalta que esse projeto, que será apresentado a toda a comunidade com entrada gratuita e para estudantes de escolas públicas, visa provocar impacto social, formação de público e reflexão.

A dança da correria – Ingrid Costa, que concebeu o espetáculo, compartilha que as coreografias são uma interpretação da vida corrida que levamos ultimamente. “A pressa, a pressão de clientes e das redes sociais, prazos de entrega ‘para ontem’. Com isso, há uma banalização da urgência. Nas entrelinhas, fazemos o questionamento: realmente precisamos fazer (e ter) tudo tão rápido? Quanto custa viver atendendo às solicitações tão imediatas? Muitas vezes, o preço é a própria vida”, comenta.

Outras ações – Este é o terceiro espetáculo do Grupo Bacae Dança. Com este projeto, o grupo vai realizar quatro apresentações presenciais em Goiânia e uma exibição virtual, através do Canal Youtube do Instituto Bacae. Além das apresentações, o projeto vai oferecer contrapartida social através de ações culturais gratuitas em formatos presencial e online. No dia 26 de novembro o grupo vai oferecer a oficina de dança contemporânea “Qual o seu endereço?”, com Emily Naitê, bailarina integrante do Bacae Dança. A oficina será das 10h30 às 12h30 no Coletivo Centopeia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário do Google, que está disponível na bio do Instagram do grupo (@bacae).

No próximo ano, o grupo ainda vai oferecer oficinas de dança e karatê com Ingrid Costa, diretora e coreógrafa do Grupo Bacae Dança, e Anna Carolina Prestes, fundadora e mestre do Dojô Padma. Também em 2023 o projeto vai realizar uma vivência híbrida de meditação com Nívia Carla Barbosa e uma palestra e bate papo online “Burnout e a importância das pausas nas rotinas”, com a psicóloga Lunice Dufrayer.

 

 

Previous Article
Next Article