Governo de Goiás leva Carreta da Prevenção ao câncer a Jaraguá

O Governo de Goiás iniciou, nesta segunda-feira (16/8), um mutirão de mamografias e exames preventivos de colo de útero em Jaraguá, através da Carreta da Prevenção.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, e o prefeito da cidade, Paulo Vitor Avelar, participaram da inauguração do serviço e acompanharam os primeiros atendimentos. Juntos, Estado e município trabalham para atender mais de 800 mulheres durante as cinco semanas em que o projeto ficará na cidade.

O secretário ressaltou que a atual gestão do Governo de Goiás é focada nos três princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, integralidade e equidade. “A equidade representa muito bem o serviço prestado pela Carreta da Prevenção, que é o de oferecer mais a quem mais precisa. Apesar de o câncer de mama tornar o público feminino mais vulnerável, em anos anteriores as mulheres não eram inseridas nas políticas públicas de saúde. Com essa estrutura, levamos dignidade e acesso ao diagnóstico”, pontuou.

Ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), por meio da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, a unidade móvel busca ampliar a cobertura de exames de rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero entre as goianas. Os atendimentos são realizados com data e hora pré-definidos, além de serem agendados em horários escalonados, para evitar aglomerações, em atenção aos cuidados para se evitar a propagação do coronavírus.

Agendamento

Em Jaraguá, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão entrar em contato com as moradoras do município e da região para que seja feito o credenciamento. As pacientes interessadas no serviço também podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá para que sejam direcionadas ao agendamento.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.