Goiás integra Mostra Nacional do Festival do Minuto

Até este domingo (25/08) em todo o Brasil, o público vai poder assistir 50 filmes curtíssimos de até 1 minuto. A mostra gratuita em Goiás será realizada pela AMORA Comunicação de forma on-line, por meio do Instagram: @amor.acomunicacao

O Festival do Minuto existe há 33 anos, pioneiro no formato de vídeos curtíssimos, inspirou a criação de eventos semelhantes em mais de 50 países. O festival se dedica à seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – com o objetivo de exercer a síntese em trabalhos de até 60 segundos. Durante toda essa trajetória, o festival acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias como celulares e câmeras portáteis, além de explorar novos conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

A AMORA Comunicação pela 2ª vez se torna exibidora do Festival do Minuto em Goiás. Esse ano, a mostra de filmes acontece de forma online, até domingo (25/08). A proposta da agência é divulgar as produções audiovisuais do Brasil, especialmente, para o público goiano. E, contribuir para o despertar de novos talentos na produção de filmes de curta duração.

“Ser produtora deste festival é uma responsabilidade enorme, mas também um grande privilégio. Nosso objetivo é contribuir para uma maior democratização de acesso, como ainda estimular a criatividade e a difusão de novos estilos e narrativas presentes no país”, explica a estrategista de conteúdos da AMORA Comunicação, Júlia Carmo.

De acordo com a produtora local do Festival do Minuto, a plataforma se tornou uma vitrine para novos e experientes cineastas. “Ser uma exibidora online do festival em Goiás é poder contribuir para a difusão do cinema e também estimular que novos produtores surjam para ampliar a criação de narrativas diferenciadas sobre a nossa goianidade”, completa Júlia.

Atualmente, o Festival do Minuto possui um acervo de mais de 35 mil vídeos, organizados em diversas mostras temáticas. Diretores renomados como Anna Muylaert, Carlos Nader, Sara Não Tem Nome, Tata Amaral e Beto Brant já participaram do festival. Há oito anos, o festival iniciou uma nova fase, com um portal mais moderno e novidades como geolocalização de vídeos e desafios de linguagem.

Rede Melhores Minutos

A Rede Melhores Minutos, realizada anualmente, exibe os melhores vídeos do ano em mais de 250 pontos culturais distribuídos pelo Brasil, como cineclubes, bibliotecas, escolas, universidades, museus, entre outros. No campo da educação, o festival oferece oficinas de formação audiovisual para professores e alunos da rede pública e se compromete com a divulgação do trabalho de estudantes universitários que buscam no audiovisual uma forma de comunicação e expressão de ideias.

Entre 1991 e 2007, o festival recebia cerca de mil vídeos por ano, enviados por correio de mais de 40 países. A curadoria exibia cerca de 5% do material coletado em mostras realizadas em todo o país. Em 2005, o Festival do Minuto iniciou o processo para se tornar permanente e, em 2007, passou a ser totalmente online, permitindo que realizadores enviassem seus vídeos pela internet e os assistissem no portal do festival. Desde então, o acervo do festival se expandiu em mais de 500%, com novos temas lançados mensalmente para inspirar a criação de conteúdo pelos usuários.

Previous Article
Next Article