Goiânia recebe Diogo Granato (Le Parkour/SP) e João Paulo Simão (Barbatuques/SP) para residências da edição 2024 do NUFAAC

A quarta edição do projeto NUFAAC, Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo, da Cia Catavento, recebe dois grandes artistas neste mês de abril: o músico João Paulo Simão (SP) e o coreógrafo Diogo Granato (SP). De 15 a 19 de abril Granato, um dos maiores expoentes do país de Le Parkour, vai oferecer residência de dança (contato e improvisação). Entre 26 e 28 de abril, João Paulo Simão, integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques, conduzirá a residência de introdução musical e musicalidade. O NUFAAC teve início em janeiro e tem encontros diários, de segunda a sexta-feira, até novembro. Este projeto conta com apoio da Lei Goyazes.

Diogo Granato (SP) atua como diretor, intérprete, coreógrafo, preparador de movimento e professor principalmente nas áreas de dança, improvisação, dança acrobática, Parkour e dança-teatro. Foi intérprete-criador da premiada Cia Nova Dança 4 de 1996 até 2020, é diretor e intérprete dos grupos de Improviso Cênico Silenciosas (desde 2004) e Mais Companhia (desde 2015). Estudou e trabalhou com muitos dos melhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e exterior , . E já dividiu o palco com importantes figuras da improvisação na dança mundial, como Steve Paxton, Lisa Nelson, Nancy Stark Smith e Katie Duck.

João Simão (SP) é professor colaborador da UFSCar, onde oferece a disciplina de percussão. Ele é graduado em licenciatura pela faculdade de Educação Física e mestre em Educação pela Faculdade de Educação (Unicamp), onde desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre a percussão corporal do Barbatuques. Entre 1995 e 2001 atuou como dançarino, capoeirista, acrobata e músico em grupos de dança e percussão brasileiras: Abaçaí – Balé Folclórico de São Paulo, Cia de Artes Baque Bolado, Cia. Cênica Nau de Ícaros, entre outros.

NUFAAC – Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo

As ações do NUFAAC são direcionadas aos alunos bolsistas previamente selecionados para a quarta edição do projeto. Eles ainda vão presenciar residência de dramaturgia, com Diocélio Barbosa e de teatro físico (mímica), com Miquéias. Também são oferecidas 17 disciplinas em três grandes áreas: artes do circo, artes da cena e disciplinas teóricas. Ao final do ano, O NUFAAC abre as portas para outros estudantes e público em geral ao oferecer três oficinas e uma mostra cultural de três dias, gratuita e aberta ao público, com obras criadas pelos formandos.
Serviço: NUFAAC recebe o músico João Paulo Simão e o bailarino Diogo Granato
Diogo Granato | 15 a 19 de abril
João Paulo Simão | 26 a 28 de abril
Local: Cia Catavento

Previous Article
Next Article