FIMTPODER realiza ações itinerantes em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Até o próximo dia 22, o Fórum levará informações relevantes a familiares e associados de instituições que trabalham em defesa de direitos das pessoas com deficiência

O Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS –FIMTPODER realiza até o próximo dia 22 de setembro a 6ª Edição da Empregabilidade da Pessoa comDeficiência – Superações e Desafios no Mercado de Trabalho. Em ação inédita, a edição 2022 do evento será itinerante, levando conteúdo e informação aos familiares e associados das seguintes entidades: APAE Goiânia, Aciteg, Adfego, ASG, AMDASGO, Associação Pestalozzi Pró-Labor.
Entre os temas a serem apresentados aos participantes de cada uma das instituições de defesa de direitos daspessoas com deficiência estão: a apresentação e fortalecimento do Programa Emprego Apoiado; as diferenças entre BPC versus Auxílio-Inclusão; a representatividade da pessoa com deficiência, empregabilidade e barreiras;
balanço da lei de cotas, além de momentos de interação, troca de vivências e experiências e apresentação de cases de sucesso das instituições. Segundo a coordenadora do FIMTPODER, Elizabeth Campos este ano, a ideia de promover um evento itinerante é para que as mensagens sobre inclusão no mercado de trabalho e as possibilidades que o Programa Emprego Apoiado chegue com efetividade a um maior número de pessoas com deficiência. “Entendemos que o deslocamento para muitas pessoas com deficiência a um local em um dia específico muitas vezes se torna difícil.
Este ano, iremos aos dias em que cada entidade já realiza suas atividades de rotina e assim nos adequaremos à agenda de cada um desses grupos”, explica a coordenadora. As ações realizadas pelo FIMTPODER nesta semana fazem parte das celebrações em alusão ao dia 21 de setembro, instituído em 1982 por diversos movimentos sociais, com o objetivo de promover e debater a inclusão social como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e oficializado em 2005, pelo então vice-presidente José Alencar.
Ao longo de 10 anos de atuação, o FIMTPODER já atendeu diretamente cerca de 6,3 mil pessoas com
deficiências, sendo deficiências física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas em diversas oportunidades laborais nos três setores da nossa economia em todo o Estado. “Disseminar conhecimento, quebrar paradigmas para a libertação dos preconceitos, dos mitos e das velhas crenças em torno do dito “normal” são desafios diários enfrentados pelo Fórum”, declara a coordenadora da entidade, Elizabeth Campos.

Previous Article
Next Article