Festival Internacional Graça e Magia – 08 a 12 de dezembro – Pequena alteração na abertura a pedido da Funarte

Festival internacional que tem como tema a arte da magia e do ilusionismo ocorre na Cia Novo Ato no Crimeia Leste, em Goiânia,  a partir desta quinta-feira

O Festival Internacional Graça e Magia é  uma realização da Funarte com colaboração do Iberescena. Com produção da  Cia Novo Ato e da Maroja Produções traz, a partir desta quinta-feira (08),  diversas atrações regionais, nacionais e internacionais do universo da mágica, da comédia  e das artes cênicas. O festival tem como objetivo apresentar uma mostra das diferentes linguagens do ilusionismo presentes nas diversas localidades geográficas do Brasil e da comunidade ibérica.

A programação acontecerá de 08 a 12 de dezembro no Teatro Novo Ato. Além dos espetáculos que envolvem as artes cênicas, o universo da magia e do ilusionismo, estão previstas duas oficinas, uma de “Mágica com Balões” com o palhaço Tomate (Argentina) e outra com o tema “A arte do ilusionismo na cena teatral” com o palhaço ilusionista de Goiânia,  Sapeca Sevla. Os espetáculos são gratuitos, já as oficinas terão um custo de R$ 200,00 cada uma.

A escritora, atriz e diretora de teatro Marília Ribeiro, uma das coordenadoras do evento, afirma estar em estado de euforia com o Festival Internacional Graça e Magia, já que este foi selecionado em meio a muitas inscrições de projetos na área de todo o país.

“Ressaltamos a importância de termos sido contemplados dentre milhares de inscritos para realização em Goiânia do Festival Graça e Magia,  um festival que além de envolver grandes artistas de várias nacionalidades,  trata de um tema tão singular e inusitado que envolve a comicidade e a mágica, dando oportunidade aos artistas e comunidade goianiense a conhecer trabalhos voltados a essa arte milenar,  muitas vezes pouco disseminada”, diz ela que é também diretora da Cia Novo Ato no Crimeia Leste em Goiânia onde ocorrerão as apresentações do festival. Marília lembra que o teatro da Cia Novo Ato foi e continua sendo melhorado com recursos do Fundo de Cultura do Estado de Goiás e do município de Goiânia.

O Mágico e Produtor Cultural Diogo Maroja, que recentemente, em parceria com a Cia Novo Ato, inaugurou na sede do teatro no Crimeia Leste, a Biblioteca Mágica com um grande acervo de livros do universos da mágica e do ilusionismo, afirma que este á mais um projeto que dá continuidade ao seu sonho de universalizar o mundo da mágica e do Ilusionismo, levando esta arte às camadas mais vulneráveis da população.

“Quando inauguramos a Biblioteca Mágica, com recursos da Lei Aldir Blanc,  aqui no Teatro da Cia Novo Ato no Crimeia Leste, com um grande acervo de livros, deixamos claro que este era apenas um começo neste processo de universalizar o mundo da mágica e do ilusionismo às pessoas mais carentes. Agora, a realização do Festival Internacional de Graça e Magia no mesmo espaço, com apresentações gratuitas, é mais um passo neste processo. Isto nos deixa em êxtase e  muito felizes”, frisa o produtor cultural.

Espetáculos – São seis apresentações, todas gratuitas. Na quinta-feira (08), na abertura,  a alegria será comandada pela palhaça e musicista Painé Santamaria da Argentina com o espetáculo Figaza show. Palhaçaria com malabarismo, balões, bolas, música ao vivo, bolhas de sabão e muito contato com o público durante a apresentação são as marcas desta artista  que desenvolve este trabalho  nas ruas e em outros espaços desde 2006.

Na sexta serão dois espetáculos, a Cia Malabariante com o Circo Malabariante (Colômbia/Uruguai) e a Usina Cênica com O Circo (Goiânia/GO). A Cia Malabariante foi formada em 2017 pelos artistas Rocio Caeiro e Camila Verano. Ambos estrangeiros residindo em Goiânia. Entre brincadeiras, mágicas e malabares, os artistas envolvem o público em uma apresentação lúdica. Já a  Usina Cênica, fundada pela pesquisadora Maria Cristina Magalhães, criou um espaço de pesquisa e experimentação em linguagens cênicas que atua em Goiás desde 2002 e suas apresentações sempre trazem montagens com experimentos cênicos e estéticos.

No sábado, mais duas apresentações: As Aventuras de Izzie e Ninoco (Rio de Janeiro) e  Palco Aberto (Graça e Magia Goianas). Izzie (Cris Simões) e Ninoco (Jorgenison) apresentam um espetáculo produzido em plena pandemia para ser apresentado em qualquer lugar em busca da alegria e do sorriso aberto para o mundo. O Palco Aberto (Graça e Magia Goianas) também trabalha neste sentido, o de envolver o público no espetáculo de forma a levá-lo a situações que o tirem do cotidiano sem graça e tedioso das pessoas.

No domingo, no encerramento do festival, a grande atração internacional convidada. O espetáculo Tomate Puro Tomate. Victor Avalos, o  palhaço Tomate  define-se como um comediante excêntrico, técnico em balões e instrutor internacional premiado em três continentes.  Atua há 30 anos como comediante e instrutor de balões. Seus shows de ilusionismo, magia e palhaçaria já foram apresentados em países como Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Arábia Saudita, Alemanha, México, França, entre outras nações de todos os continentes.

Previous Article
Next Article