Feira cultural encerra Festival Internacional de Lambe-Lambe em Goiânia no domingo
A Feira Cultural Paralela reúne representantes da cena literária e artística independente de Goiânia, no domingo (21/8), entre 11h e 18h, no pátio do ateliê da Rebellium Coletiva e da Galeria Parede. O evento marca o encerramento do LambesGoia Festival − Festival Internacional de Lambe-Lambe, com a produção de um mural coletivo, na fachada da Galeria Universitária, no Setor Universitário.
Ao longo de todo o dia, a feira de publicações e artes prevê a participação de 12 expositores, com trabalhos autorais, como a negalilu editora, félix perini, Fiasco Casa Editorial, lola frita, Jardim Dandá. O espaço também está aberto para livros usados, LPs e fotos antigas do acervo do arquiteto e DJ, Alexandre Perini.
No período da manhã, haverá apresentação musical com Nina Soldera e Kleuber Garcez. O poeta Ciro Gonçalves, que acaba de lançar o livro “tudo agora é Sertão”, e Dairan Lima, autora de “brinquedo quebrado” estão convidados para uma roda de conversa, às 16 horas. Em seguida, o Coletivo Zé Ninguém conduz o sarau de encerramento da Feira Cultural Paralela. A praça de alimentação será montada pela sanduicheria Zeka’s Burguer, para a venda de comidas e bebidas.
Neste domingo, a Galeria Parede fica aberta para visitação à exposição “Marco Alessandro”, que permanece montada até 11 de outubro. Coordenada pela artista visual Patrícia Ferreira (patworkpat), a Galeria Parede surgiu em 2020, como uma galeria itinerante e virtual. Atualmente, possui espaço físico no piso superior do Ateliê Rebellium Coletiva, realizando eventos com parceiras diversas.
“Um evento assim fortalece o trabalho realizado pelos coletivos, além disso, estamos vindo de momentos difíceis e solitários, e precisamos nos articular em torno da arte, da reflexão e da alegria”, ressalta a poeta e pesquisadora Alda Alexandre, cofundadora da Rebellium Coletiva, coletivo artístico formado por ela e pelas artistas Chris Frauzino, Itandheuy Castañeda e Carol Piva. Segundo Alda, o Ateliê Rebellium é um espaço de criação, produção de arte e selo editorial também. “Surgiu no final de 2021 a partir da necessidade da Rebellium Coletiva de constituir um espaço físico para confluência das artes visuais e da literatura”, comenta.