Estado e municípios promovem ações de prevenção ao suicídio no setembro amarelo

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), e as Prefeituras goianas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), promoveram ao longo de setembro uma série de ações sobre prevenção ao suicídio na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). No mês dedicado ao tema, trabalhadores da saúde de todos os cantos do território goiano uniram esforços em prol da necessidade de conscientização sobre o assunto.

Para debater o setembro amarelo foram realizadas ações de prevenção e promoção em saúde mental pelos pontos de atenção da RAPS em todo o Estado. As atividades foram incentivadas pela Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas (Susmep) da SES-GO. “O enfrentamento ao suicídio e a promoção de cuidados em saúde mental requerem o fortalecimento da rede, pelo cuidado em liberdade e pela redução de danos”, destaca a gerente de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, Helisiane Figueiredo.

Ações
Entre as atividades desenvolvidas estão a divulgação de vídeos de prevenção em Alexânia, Anápolis, Águas Lindas de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Goianápolis, Palmelo, Santo Antônio do Descoberto e São Miguel do Araguaia; a realização de “lives” com foco na saúde mental pelos municípios de Aparecida de Goiânia e Nerópolis;

Também foram desenvolvidas ações de conscientização em Abadiânia, Abadia de Goiás, Indiara, Luziânia, Goianésia, Cristalina, Cidade Ocidental Catalão Orizona, Bela Vista de Goiás, São Simão, Rio Verde, Paranaiguara, Bom Jesus de Goiás, Jataí e Pontalina. As Regionais de Saúde da SES-GO também aderiram à campanha com ações nas sedes do Entorno Sul, Sul, Central e Oeste II.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.