ESPETÁCULO À MODA DE 22
Do livro para o Palco
O espetáculo À moda de 22, da Cia de Arte Poesia que Gira, celebra a epifania modernista brasileira e a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, ano em que se celebrou o primeiro centenário da Independência do Brasil. Outros cem anos se passaram e agora em 2022, a cia sobe ao principal palco goiano para comemorar os cem anos da Semana de Arte Moderna e o retorno as atividades depois de um hiato de mais de 2 anos.
Com direção de Fernanda Pimenta e atuação de Camila Calaça, Helissa Soares, Michael Silva e Thaise Monteiro, a peça replica os antecedentes, os acontecimentos da Semana, bem como os seus desdobramentos, iniciados na virada do século XIX para o XX, passando pelas Vanguardas europeias, até chegar aos acontecimentos dos três dias em que a Semana de arte moderna aconteceu.
Nas cenas são representadas a influência das Vanguardas Europeias, como o cubismo, o surrealismo, o dadaísmo e o futurismo, o contexto histórico da Primeira Guerra Mundial, a exposição de Anita Malfatti e a querela com o escritor Monteiro Lobato, a origem da Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade, os salões aristocráticos, onde os organizadores da Semana se encontraram para pensá-la e organizá-la, a palestra de Graça Aranha, a leitura do poema “Os sapos” de Manuel Bandeira, as apresentações musicais de Villa Lobos e os desdobramentos da semana, como Manifesto Antropofágico.
A montagem do espetáculo teatral “À moda de 22”, foi baseado na obra homônima de Jamesson Buarque e Thaise Monteiro. Escrito a quatro mãos pelos poetas, o livro foi vencedor do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 100 Anos da Semana de Arte Moderna, realizado no ano de 2018, pelo extinto Ministério da Cultura. O edital propôs seleção e premiação de obras literárias inéditas em português do Brasil que abordassem, de forma livre, a temática da Semana de Arte Moderna de 1922. O livro é um tributo aos modelos poéticos triunfantes em 1922 e foi publicado em março de 2021, pela Editora Patuá, de São Paulo
O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos de Teatro, concurso nº 09/2021 da SECULT-GOIÁS e Secretaria de Cultura do Governo Federal. Sua estreia acontecerá no dia 3 de maio de 2022, terça, no palco do Teatro Goiânia, às 20h, com ingressos a R$ 22 que devem ser adquiridos na bilheteria do teatro no dia da peça.
Ficha técnica
Direção: Fernanda Pimenta
Dramaturgia: Thaise Monteiro, Fernanda Pimenta e Jamesson Buarque
Elenco: Camila Calaça, Helissa Soares, Michael Silva e Thaise Monteiro
Preparação vocal: Deborah Grego
Coreografia: Gustavo Silvestre
Figurino: Marcela dos Santos
Iluminação: Rodrigo Horse
Trilha Sonora: Lino Calaça
Cenografia e arte gráfica: Leandro Teixeira
Produção Executiva: Camila Calaça
Produção: Thaise Monteiro
Assistente de Produção e cenotecnia: Ivan Willian
Assessoria de imprensa: Didosseia Produções
Captação de áudio/vídeo e edição: Lino Calaça
Apoio: Studio Tapume Lab, Didosseia Produções e Rebellíum coletiva
Serviço:
Estreia do espetáculo: À moda de 22
Data: 03 de maio, terça-feira
Horário: 20h
Ingresso: R$22,00 (valor único – meia entrada)
Local: Teatro Goiânia
Companhia: Cia de Arte Poesia que Gira
Contato: poesiaquegiraciadearte@gmail.com
Telefone: 62 99503-4007 – 62 99463-4526