Em ‘clima de Paris’, Goiana encara final brasileira de Mundial de Breaking 1×1
A poucos dias da estreia do Breaking no maior evento multiesportivo do mundo, o principal campeonato global 1×1 da modalidade desembarca em um dos cartões-postais de São Paulo visando à grande final nacional da competição. Neste domingo (4), o Red Bull BC One colocará frente a frente, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, os melhores B-Boys e B-Girls do País que buscam vagas para a etapa mundial, em dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). E entre os classificados há uma breaker goiana.
Terceira colocada na seletiva do Rio de Janeiro (RJ), a B-Girl Rayssa começou a dançar Breaking em 2018 por meio do Project Sagaz, uma crew da sua cidade. Desde 2021, ela compete em grandes eventos, como o Red Bull BC One, e faz parte da Federação local. Ela chega como um dos destaques para a fase nacional do evento em São Paulo.
No ano em que completa duas décadas de história, o Red Bull BC One passou por diversas regiões do País em busca dos melhores dançarinos. A última seletiva, também conhecida como City Cypher, acontecerá no dia 3 de agosto, antes da final nacional, na Casa do Hip-Hop de Diadema. De lá, sairão oito participantes (quatro na categoria feminina e quatro na masculina), que se juntam aos classificados em Belém, Fortaleza e Rio de Janeiro (a lista dos finalistas de cada localidade até o momento pode ser acessada aqui). Para aumentar o nível da disputa, seis wildcards (B-Boys e B-Girls convidados) vão integrar a lista final.
As batalhas na final nacional acontecem em formato mata-mata, em que os participantes dançam em frente ao painel de jurados e têm habilidades como técnica, criatividade e performance avaliadas. No júri, Lil G, Miwa e Neguin estão confirmados, assim como Uiu Mcee será um dos hosts. Neste ano, o evento ainda conta com a parceria global da Reebok. Ainda vale destacar que, no maior evento multiesportivo do mundo, a estreia do Breaking contará com nomes que despontaram no Red Bull BC One, casos do B-Boy Victor e B-Girl Nicka.
Final Mundial no Brasil
Os dois brasileiros que vencerem a final nacional – um B-Boy e uma B-Girl – garantem vaga na Last Chance Cypher, etapa que reúne os ganhadores de todas as Cyphers Nacionais que acontecem pelo mundo. Lá, serão classificados B-Boys e B-Girls que lutarão pelo lugar mais alto do pódio na Final Mundial, que este ano acontece no Rio de Janeiro, no dia 07 de dezembro, na Farmasi Arena.