
Educação de Goiânia integra campanha nacional contra a violência sexual infantojuvenil
O evento será realizado neste domingo (18/05) no Parque Flamboyant e tem como objetivo mobilizar, sensibilizar e convocar a sociedade para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia participa, neste domingo (18/5), a partir das 8h30, da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação será realizada no Parque Flamboyant, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros órgãos.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a importância de proteger crianças e adolescentes contra toda forma de abuso e exploração sexual. Em sua 25ª edição, a mobilização traz o tema “A escola faz bonito protegendo nossas crianças e adolescentes”, com foco no papel da escola como agente essencial da rede de proteção.
Ao longo do ano, a SME tem promovido uma série de ações educativas em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), teatros e outros espaços públicos, reforçando o compromisso com a prevenção e o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. Durante o evento deste domingo, o público poderá assistir a apresentações artísticas, como dança.
A secretária municipal de Educação de Goiânia, Giselle Faria, destaca que a rede municipal vem atuando de forma contínua pela proteção de crianças e adolescentes. “Estamos engajados nessa campanha desde o início do ano, com projetos desenvolvidos diretamente com os estudantes, voltados à conscientização sobre seus direitos e formas de se proteger contra diferentes tipos de violência”, afirma. “Também promovemos formações para os profissionais da educação, capacitando-os para orientar os alunos na prevenção e no enfrentamento de situações de abuso”, completa.
Sobre a campanha
Instituída pela Lei Federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000, a campanha marca uma importante conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. A data simboliza a necessidade de ações permanentes e articuladas para prevenir e combater a violência sexual infantojuvenil.
A mobilização nacional segue os princípios do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, criado em 2021, que orienta políticas públicas voltadas à prevenção, proteção e responsabilização dos agressores, promovendo uma cultura de cuidado e proteção integral.
Segundo o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, esse tipo de violência envolve múltiplos fatores de risco e vulnerabilidade, especialmente quando associados a marcadores sociais como gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia e condições econômicas.
Serviço
Assunto: Ações da campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Data: Domingo (18/05)
Horário: 8h30
Local: Parque Flamboyant – Jardim Goiás