Dia dos Pais: 1 em cada 3 pagará no PIX; FCDL-GO dá dicas ao consumidor

Assim como em 2021, roupas, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios do vestuário serão os itens mais procurados; cada consumidor deve gastar, em média, R$ 236, aponta pesquisa

Um em cada três consumidores pretendem pagar no PIX os presentes do Dia dos Pais. É a maioria entre os que estão decididos a quitar as compras à vista, segundo analisa a FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás) sobre uma pesquisa de intenção de compras no Dia dos Pais divulgada nesta semana pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

O levantamento indica que 78% dos consumidores pretendem pagar o presente à vista, sendo que 29% deles usarão o PIX. Pagamento em dinheiro aparece na sequência (25% das intenções) e cartão de débito vem logo depois, com 24%. Mais 37% dos consumidores consideram pagar as compras a prazo, sobretudo no cartão de crédito (33%).

A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos por consumidor será de R$ 236,77. Assim como em 2021, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

O Dia dos Pais deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio, em todo o Brasil. A expectativa é que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas irão presentear seus entes queridos neste próximo dia 14. “São números bastante significativos, até porque há a estimativa de que 63% dos consumidores comprem presentes neste Dia dos Pais. É uma projeção que gera competitividade no mercado e estimula os lojistas a fazerem promoções com preços muito vantajosos para o consumidor”, avalia o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.

Valdir dá dicas para quem vai presentear neste Dia dos Pais. A principal recomendação é para que o consumidor invista tempo comparando preços seja na internet ou nas lojas físicas. Além disso, o consumidor deve conferir a reputação da loja, do produto e do fabricante através de comentários e avaliações de outros consumidores. Segundo ele, vale a pena também comprar com o máximo de antecedência para evitar as lojas cheias na véspera. E para quem comprará nas lojas físicas, a principal dica é pechinchar, negociar com o vendedor no tête-à-tête.

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