Debate O Popular/CBN Goiânia: Caiado teve o pior desempenho e Zé Eliton, o melhor, afirmam os principais analistas

► Para Fabiana Pulcineli, Afonso Lopes, Rubens Salomão e Altair Tavares, primeiro time do jornalismo político goiano, Zé Eliton foi o grande vencedor e Caiado, o grande perdedor do embate

As análises do primeiro time do jornalismo político de Goiás convergem: o governador José Eliton (PSDB), candidato à reeleição, foi grande vencedor e o senador Ronaldo Caiado (DEM) o maior perdedor do debate realizado pelo jornal O Popular e pela rádio CBN Goiânia nesta quinta-feira, 20.

Para Fabiana Pulcineli (O Popular/CBN), Afonso Lopes (Jornal Opção), Rubens Salomão (jornal O Hoje/rádio Sagres 730) e Altair Tavares (portal Diário de Goiás), Zé Eliton apresentou as melhores propostas e encurralou Caiado, enquanto o demista se perdeu nas respostas, caiu em armadilhas e selou sua derrota com termo “beija-mão”, que viralizou em centésimos de segundos nas redes sociais.

Segundo Afonso Lopes, “José Eliton demonstrou, no conjunto, um desempenho muito bom, apresentando detalhes da situação administrativa do Estado” e “mostrou pleno conhecimento da máquina estadual para embasar seu desejo de continuar à frente do governo”. Sobre Caiado, o jornalista do Opção disse que “como debatedor, seu desempenho fica bem abaixo dos demais”, e que ele “abriu flancos para ataques com termo “beija-mão” e ao comentar tema sobre “segurança pública acerca do qual não tinha conhecimento” – assim, diz, José Eliton “faturou a falha”.

Para Rubens Salomão, “o debate da CBN Goiânia e do jornal O Popular mostrou porque quem lidera escolhe se ausentar. Ronaldo Caiado se segurou para não perder o controle e, desta vez, foi atingido”. Após afirmar que o senador perdeu o embate, o colunista do jornal O Hoje e apresentador da rádio Sagres 730 disse que “José Eliton foi alvo (dos demais), mas criou e aproveitou oportunidades”, para vencer o debate.

Altair Tavares também destacou a vitória de José Eliton sobre Ronaldo Caiado em sua análise. “O momento mais crítico no debate de O Popular” veio quando “José Eliton tirou Ronaldo Caiado do prumo a tal ponto que (o demista) ficou alguns segundos sem fala”. O articulista do portal de notícias Diário de Goiás disse que Caiado sacramentou sua derrota ao usar o termo beija-mão. “Caiado reconheceu que indicou José Eliton para vice e falou que recebia um ‘beija-mão'”, disse. “A referência é mal vista em política”, observou, em seguida.

Fabiana Pulcineli foi a mais dos quatro principais analistas ao cravar a derrota de Caiado para os adversários. “Quem se saiu pior no #DebateOPopularCBN foi Ronaldo Caiado”, disse. Segundo ela, a derrota veio pela “repercussão do beija-mão e por parecer meio zonzo em muitos momentos”, afirmou Fabiana. Zé Eliton aproveitou a falha do adversário para afirmar que “Caiado acha que em política ainda existe beija-mão”, para em seguida cravar que o demista é autoritário e atrasado.

Previous Article
Next Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *