#CulturaEmCasa traz Hamlet e documentário sobre Museu Nacional
A #CulturaEmCasa, a primeira plataforma gratuita de streaming e vídeo por demanda do país, com gestão da Amigos da Arte, inclui novas atrações para as férias de janeiro. O curta-metragem Hamlet, a partir do dia 13 de janeiro, e o documentário sobre o Museu Nacional, destruído por um incêndio em 2020 integram a programação.
Inspirado na obra de Shakespeare, o filme conta a história de Hamlet pela perspectiva psicológica criada pelo autor, mas adaptado ao cenário nacional dos dias de hoje: o personagem principal é o príncipe do agronegócio que se afasta do trabalho rural para viver de arte na cidade grande. A narrativa aborda o processo de Hamlet diante do luto, a necessidade do amparo entre a fala e a escuta, além da falta de cuidado com o emocional. O conjunto pode resultar em tragédia.
A direção é de Carol Guimarães. Roteiro adaptado por Adriana Paulini Leão e Giovanna Romano e, no elenco, Augusto Oliveira, Renata Bozzy, Jacidio Leão, Margareth Rodrigues, Daniel Lucas, Fernando Ferraz, JP Silva, Adriana Paulini Leão. Hamlet pode ser acompanhado na plataforma até o dia 13 de abril de 2023.
Chega também à plataforma o mini-documentário “Museu Nacional”. Baseado na apresentação “Museu Nacional — Todas as Vozes do Fogo”, da companhia Barca dos Corações Partidos, é possível acompanhar os bastidores da peça e conhecer mais sobre essa história através das vozes que fizeram o espetáculo acontecer.
O diretor da peça, Vinícius Calderoni, revela camadas do processo criativo. Em seus 14 minutos de duração, há outras entrevistas com Adrén Alves, Beto Lemos, Fabricio Licursi, Luiza Loroza, Rosa Peixoto e a direção é de Júlia Rizzo.
Para os amantes da sétima arte, a mostra de cinema Filmicca segue em cartaz pela plataforma. Espanha, Japão, Hungria, entre outros países, estão representados na mostra, que selecionou também conteúdo para o público infantil. As peças “O Pequeno Herói Preto” e “Pinocchio – Uma História de Circo” são os destaques para a criançada.
Assista pelo o aplicativo disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente.
#CulturaEmCasa – A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.
Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente, já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.