Crianças de CMEIs de Goiânia recebem concertos de música clássica

Com repertório inteiramente inspirado no cancioneiro brasileiro, interpretado com instrumentos de orquestra, a programação segue até o próximo dia 13. A  iniciativa faz parte de um projeto educacional para levar desenvolvimento através da música, e inclui ainda ações de capacitação dos profissionais voltados à educação e desenvolvimento humano

Não faltam estudos para comprovar os benefícios da música para o ser humano. E quando se fala em crianças, seus efeitos se potencializam, dizem os especialistas. A capacidade de reagir a sons acontece desde a gestação e, na infância, ela tem o poder de repercutir na saúde mental, na criatividade, na concentração, na expressão corporal, na autonomia, no equilíbrio, no desenvolvimento da fala e até mesmo no raciocínio matemático, entre outros.

Justamente para proporcionar maior contato das crianças da primeira infância com a música, e estimular que ela esteja cada vez mais presente na educação, foi desenvolvido o projeto Concertante Primeira Infância, que se iniciou em Goiânia nesta semana.  A capital goiana é a segunda do Brasil a receber a iniciativa, que foi criada no Rio de Janeiro.

Nos dias 5 e 6 de setembro, já foram realizadas palestras para profissionais da área e comunidade na Universidade Federal de Goiás e no Instituto Federal de Goiás, além de  concerto para crianças entre 0 a 6 anos do Departamento Infantil da UFG. Agora o projeto segue para os CMEIs Jardim América, Evangelina, Minervina e Goiânia Viva.

Com um repertório infantil do cancioneiro popular – tais como “sambalelê”, “caragueijo” e “ciranda-cirandinha”, os concertos serão executados com instrumentos de orquestra:  voz soprano por Ana Flávia Albuquerque; flauta por Kamilla Couto, violoncelo por Ana Claudia Nunes (Violoncelo) e regência do maestro Marcos Vinícius Vianna.  Haverá também a apresentação do Palhaço Adamastor, interpretado pelo ator Guilherme Miranda.

O projeto foi desenvolvido por um grupo formado por músicos, cantores, regentes, artistas e professores, aprovado em 2020 pela Lei Rouanet. Os principais objetivos do projeto são proporcionar a crianças da primeira infância novas formas de ouvir, ver e sentir a música, ampliar a escuta, valorizar o silêncio, perceber o diálogo entre os instrumentos, além de observar, perceber e escutar a música a partir de outros ângulos.

Longe da formalidade, a apresentação não é feita em palco, mas em meio a uma roda de crianças para gerar a proximidade e a interação com a música.

Muito além da diversão, o objetivo do projeto é tornar a musicalidade um instrumento presente na educação das crianças da primeira infância, explica a musicista Adriana Rodrigues, coordenadora técnica e musical do projeto.  “Através da sensibilização da música, a criança pode trabalhar a sua expressão criadora, pode trabalhar a sua identidade, a sua cultura, e pode, principalmente, se expressar ou trabalhar a sua escuta do mundo, compreender a paisagem sonora que a gente vive, interferir nessa paisagem sonora, e, principalmente, extravasar toda arte que tem dentro dela”, afirma Adriana Rodrigues, que é doutora em música, professora do Conservatório Brasileiro de Música do Centro Universitário (RJ) e da UniRio, além de ser presidente do Foro Latino Americano de Educácion Musical (FLADEM).

Recursos pedagógicos para os profissionais – Além de proporcionar a experiência com a música, o projeto Concertante também valoriza  a formação dos profissionais que atuam nos CMEIs. Durante os dias 05 e 06 setembro, foram realizadas capacitações  aos pais, acompanhantes, professores e cuidadores. Durante a ocasião, os professores entregaram um material de apoio contendo repertório, lista de instrumentos utilizados no programa e sugestões de atividades musicais que poderão ser desenvolvidas em sala de aula. Ainda serão realizadas capacitações no dia 08 de setembro nos CMEIs Jardim América e Evangelina.

As palestras  têm como tema central “Educação Musical na Primeira Infância”  e estão sendo ministradas pela coordenadora do projeto Adriana Rodrigues. Participam profissionais de educação, psicologia, terapeutas, coaches e demais profissionais que atuam com o desenvolvimento humano, além de pais.

Para contribuir com a formação acadêmica, estudantes de cursos voltados à música da Universidade Federal de Goiás (UFG)  foram os responsáveis pela  monitoria dos concertos e capacitações.

O projeto conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e do banco Votorantim e, em Goiás, tem o apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás.

Confira a programação para os próximos dias:

QUINTA, 8 de setembro

Capacitação Creches – CMEIs

Das 9h às 10h30 (CMEI Jd. América) –   Rua C-145, esquina com praça C-164, Jardim América, Goiânia

Das 15h30 às 17h (CMEI Evangelina) – Estr. 115, número 316 – Chácaras Recreio São Joaquim, Goiânia

SEXTA, 9 de setembro

Capacitação Creches – CMEIs

Manhã – 8h30 às 10h (CMEI Minervina) – Rua Sr.38, St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia

Tarde – 13h às 14h30 (CMEI Goiânia Viva) – Rua Gv23, esquina com a Gv22, Residencial Goiânia Viva, Goiânia

Concertos

1- Concerto no CMEI Jd. América:

Data/horário: 12/09/2022, das 9h às 10h.

Local: CMEI Jd. América. Rua C-145, esquina com praça C-164, Jardim América, Goiânia

2 – Concerto no CMEI Evangelina: 

Data/horário: 12/09/2022, das 15h30 às 16h30.

Local: CMEI Evangelina. Estr. 115, número 316 – Chácaras Recreio São Joaquim, Goiânia

3 – Concerto no CMEI Minervina:

Data/horário: 13/09/2022, das 8h30 às 9h30.

Local: CMEI Minervina. Rua Sr.38, St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia

4  – Concerto no CMEI Goiânia Viva: 

Data/horário: 13/09/2022, das 16h às 17h.

Local: CMEI Goiânia Viva. Rua Gv23, esquina com a Gv22, Residencial Goiânia Viva, Goiânia

Previous Article
Next Article