Contos fantásticos marcam estreia de José Fábio da Silva como escritor de ficção
Menção honrosa na Bolsa Hugo de Carvalho Ramos (2019), o livro “Um artista de seu tempo” é publicado pelo selo Naduk da negalilu, com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis.
O fantástico, do absurdo à ficção científica, são fortes inspirações para “Um artista de seu tempo”, escrito por José Fábio da Silva e publicado pelo Selo Naduk da negalilu editora. Menção honrosa na categoria Conto da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos, em 2019, o livro será lançado em Goiânia na terça-feira (29/11), de 17h às 20h30, na sede da UBE-GO, com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis.
Narrativas sobre experimentos de laboratório que ganham consciência, vida extraterrestre, a paixão do cafetão pela religiosa, entre outras tramas, compõem os nove contos escritos num formato de “quase romance”, como descreve o autor, residente em Anápolis. Em seu livro de estreia, José Fábio buscou criar um universo em comum para um grupo de personagens cujas histórias individuais se entrecruzam de maneira insólita.
Cada conto fornece peças que ajudam a montar o quebra cabeça que é o livro. “À medida que a leitura avança, personagens de outras histórias ressurgem e o sentido das narrativas se modificam”, descreve o autor. Tudo ocorre em uma cidade de interior, mas bastante urbanizada, e os acontecimentos fantásticos se igualam em importância a fatos cotidianos.
José Fábio não somente varia temáticas como o estilo da escrita. “A ideia geral era contar as histórias mais diferentes possíveis e ainda assim amarrar uma na outra de alguma maneira”, ressalta ele. Para isso, ele lança mão de abordagens clássicas da literatura ficcional como a viagem no tempo, mistérios de uma trama policial. A ironia é um elemento usado pelo autor para extrair doses de humor de situações trágicas e absurdas da vida. As ilustrações de Pedro Gomides colaboram para a instalação desta atmosfera.
“Um artista de seu tempo” é o primeiro livro solo do escritor e historiador, que já emplacou contos em antologias como “O olhar inaudível”, “Uma santa e dois amantes” e “Antes de agora”, todos estes publicados pela negalilu editora. Antes de receber a distinção na Bolsa Hugo de Carvalho Ramos, José Fábio se apresentou como escritor em Goiânia por meio da Coleção e/ou, projeto de publicação de novos autores e novas autoras da poesia e da prosa.
“Creio que estou, como muitos, buscando espaço. Tentando contribuir de alguma maneira para o cenário atual da literatura no estado”, diz ele. José Fábio é um autor interessado na Literatura de forma geral, não se envolve apenas com o que escreve e é dedicado à formação. “Procuro conhecer não só os autores, mas principalmente o que escrevem”, completa.
O prefácio de “Um artista de seu tempo” é de autoria do escritor Ademir Luiz, atual presidente da UBE-GO, e a coordenação editorial é de Larissa Mundim (veja ficha técnica completa abaixo). Após o lançamento, o livro estará disponível nos pontos de venda parceiros da negalilu em Goiás: Livraria Palavrear, O Jardim e CasaMix (Goiânia), Livraria Leodegária (Cidade de Goiás), Iguana a Banca (Pirenópolis) e Galeria Lobo Guará (Anápolis).
SERVIÇO
Lançamento: “Um artista de seu tempo”, de José Fábio da Silva
29 nov 2022 (terça) – 17h às 20h30
Sede da UBE-GO – Rua 21, 262, Centro, Goiânia