Como se proteger de golpes e fraudes utilizando o Pix
Recentemente, o Banco Central do Brasil anunciou mudanças para reforçar a segurança do Pix. Essas novas medidas têm o objetivo de aperfeiçoar duas funcionalidades do meio de pagamento: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para análise antifraude. Dentro dessas novas ações desenvolvidas pelo BC, existirá uma funcionalidade que permitirá que as instituições façam marcações das chaves e de usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação. Outra função, será a checagem das informações, como a quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix.
“Os bancos estão adiantados neste cenário de segurança do Pix. Hoje, já encontramos neste mercado diversos processos de regulamentações e políticas de segurança cibernética para proteger seus clientes. Essas medidas do BC e das instituições financeiras são importantes para que as experiências dos usuários sejam mais seguras. O resultado dessa iniciativa de proteção é um mercado que terá novas ações antifraudes e mais eficiência no combate de golpes”, afirma o Vice-presidente de Negócios da FIS, Anderson Lucas.
Além de ajustes no sistema, os consumidores devem ficar atentos a alguns cuidados para evitar golpes e fraudes ao utilizar a ferramenta. Com o intuito de contribuir com a segurança dos usuários, o executivo da FIS separou algumas dicas para realização de transações por meio do Pix:
- Sempre confira o destino: revise os dados do destinatário antes de finalizar uma transação, pois golpistas podem se passar por pessoas que você conhece e solicitar um Pix.
- Evite acessar links suspeitos: antes de acessar qualquer link verifique a autenticidade do site. Para realizar Pix ou transações, acesse os canais oficiais do seu banco.
- Evite redes de Wi-Fi público: as redes de Wi-Fi públicas podem conter vírus que colocam em risco seus dados bancários. Sempre conecte seu smartphone em redes seguras.
- Não compartilhe senhas: nunca informe suas senhas para terceiros. Se alguém entrar em contato solicitando dados sigilosos não compartilhe. Isso poderá ser um golpe para roubar seus dados e realizar transações.