Com mais de R$ 10 milhões em negócios futuros, Amarê Fashion faz balanço positivo e aposta em crescimento ainda maior para a próxima edição
Inclusão social, meio ambiente e novos negócios. A Amarê Fashion superou as expectativas em sua segunda edição, que teve como tema “Futuro e a Sustentabilidade da Moda”. Em cinco dias – um a mais que em 2022, a Semana da Moda Goiana recebeu mais de 15 mil pessoas e estima uma movimentação de mais de R$ 10 milhões, considerando o desdobramento das negociações iniciadas dentro das rodadas de negócios, consolidando o evento como importante propulsor da moda goiana em âmbito nacional e internacional, já que contou com a presença de representantes de 14 países – África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Congo, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Países Baixos, Quênia, República Dominicana, Senegal, Togo e Zimbábue.
Realizada pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Governo do Estado de Goiás, por meio do Goiás Social e Secretaria da Retomada, e o Sistema Fecomércio Sesc-Senac, a Semana da Moda Goiana tem como principal propósito estruturar e consolidar o segmento de moda no Estado. “Nesta edição fomos além da passarela e das rodadas de negócios – tão fundamentais para a economia, empregabilidade e apresentação dos criativos locais -, buscamos dar visibilidade também a ações sociais como o lançamento da marca Tuya Kalunga e apresentar dados técnicos importantes para o segmento, como: “Estudo de Viabilidade para tratamento de Resíduos Têxteis – Indústrias Têxteis Instaladas no Município de Goiânia” e o “Caderno de Tendências da Moda”, afirma diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
Na passarela, a inclusão ganhou ainda mais destaque com a presença de belezas reais. Assinado pela diretora de moda Roberta Marzolla, responsável por alguns dos mais importantes desfiles e eventos de moda nacional e internacional, e com co-direção do renomado Ronaldo Oliveira, referência nacional na produção de desfiles, cursos e eventos de moda, além do styling de João Nel, que é professor de Moda do Senac SP e stylist do quadro Beleza Renovada no SBT, os 21 desfiles de mais de 30 marcas e os looks do Senac Fashion School e do Concurso de Estilistas apresentaram a moda autoral goiana a convidados e aos mais de 400 empreendedores que vieram do interior do Estado nas 16 caravanas promovidas pelas Gerências Regionais do Sebrae para ver de perto as tendências e estabelecer novos contatos comerciais.
Desfile Senac Fashion School
A emoção foi regra na passarela. Com orientação e mentoria do estilista goiano Theo Alexandre, o desfile dos 15 alunos do Senac Fashion School impactou o público com a homenagem ao estilista João Queiroz (famoso na moda goiana e um dos pioneiros a incentivar a criação no Estado, e que foi ex-aluno do Senac). Além das peças apresentadas no propósito da sustentabilidade, outro ponto alto foi a participação de modelos com deficiência, como Lari Mariano, consultora do Teleton, e do paratleta e modelo João Victor Cardoso.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Goiás, Marcelo Baiocchi, o desfile do Senac Fashion School provou que a entidade é a maior autoridade da moda no Estado. “Esse desfile foi a prova de que o Senac está capacitando grandes profissionais que irão escrever a história da moda no nosso estado e em todo Brasil. Sem dúvidas, a Semana da Moda Goiana é uma oportunidade para mostrar o que Goiás tem de melhor. Fazer parte de uma iniciativa tão importante para a economia e desenvolvimento regional, movimentando milhões de reais todos os anos, é uma realização, sobretudo porque sabemos que continuamos fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor: capacitar, incluir, divulgar e expandir”, afirma.
Concurso de Estilistas
Já o Concurso de Estilistas, competição com participação de estudantes de quatro instituições parceiras: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e Estácio de Goiás, e apoio da Sou de Algodão e Cia do Couro, surpreendeu a banca avaliadora, formada pelos estilistas Naya Violeta, Theo Alexandre, Isa Silva, o designer de moda Raphael Aquino, a professora universitária de desenho de moda e artista visual Cacilda Vitória e a gerente do Clube de Costura, Rogélia Pinheiro, pela criatividade e qualidade das peças apresentadas. No total, foram 53 inscrições, sendo 49 homologadas, de acordo com o edital, e três vencedores: com sua originalidade e estilo ousado, “Zazup”, criada pelas estudantes Rayane Aparecida e Lys Rosa, da UFG; pela combinação única de elementos tradicionais e contemporâneos, “Tempo e Espaço”, de autoria do estudante Deusivan Martins, da UFG; e pelo enfoque inovador na moda afro-brasileira, “Project_afromush”, criada pelo estudante João Henrique de Oliveira, da UEG.