Ciclo de palestras alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço com estimativa de 2000 novos casos em Goiás
A Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG) realiza nesta quinta 27/07 (quinta-feira), no auditório do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), o Ciclo de Palestras “Julho Verde”, na campanha de conscientização pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Goiás, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), podem ser registrados 2000 novos casos dessa enfermidade em 2023.
O evento, que é voltado a pacientes e colaboradores da unidade de saúde, contará com a participação de renomados especialistas e equipe multidisciplinar envolvida com o tratamento de câncer de cabeça e pescoço do Araújo Jorge, que é referência na assistência oncológica em Goiás.
“Para termos uma noção da importância de difundir-se a prevenção contra esse tipo de câncer estima-se que, somente este ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 40 mil novos casos poderão ser computados no Brasil”, diz o especialista em câncer de Cabeça e Pescoço do Hospital Araújo Jorge, José Carlos de Oliveira.
Desses, José Carlos destaca o aumento progressivo da incidência em mulheres pela maior exposição aos fatores de risco como tabagismo e o álcool. Entretanto, segundo ele, se os casos da doença forem descobertos precocemente as chances de cura podem chegar a 90%.
“Temos no Brasil, já registrados, 8 mil casos de tumor de laringe já avançados, ocasionando a perda da voz do paciente. No Ciclo de Palestras vamos orientar as pessoas como fazer um tratamento precoce e não ter de chegar a procedimentos muito invasivos”, diz José Carlos ao acrescentar, ainda, que mesmo os casos mais tardios em tratamento, hoje, no Araújo Jorge, têm-se obtido boa recuperação. “Temos até um coral com pacientes que passaram por intervenções cirúrgicas na laringe”, ressaltou.
O acesso ao conhecimento continua sendo o melhor caminho para a prevenção. “Nosso interesse é contribuir com a sociedade goiana para que fique atenta à prevenção, sinais e buscar, o mais rápido possível, uma consulta médica para diagnóstico”, frisou.
Julho Verde 2023
Especialistas alertam para a importância da detecção e tratamento precoces da doença. Com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano de 2023 de 39.550 casos. Os novos registros incluem tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide. O câncer de cabeça e pescoço engloba tumores malignos na boca, orofaringe, laringe (onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. Esses tumores estão entre os mais comuns no Brasil.
Orientações
Deve-se procurar atendimento assim que sentir desconfortos na região do pescoço, boca ou face.
Prevenção
A dica é manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, regularmente; manter sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe. Fique atento e vá ao médico regularmente.
Estimativa para o Brasil em 2023
• Boca (cavidade oral) = 15.100, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres
• Laringe = 7.790, sendo 6.570 em homens e 1.220 em mulheres
• Tireoide = 16.660, sendo 2.500 em homens e 14.160 em mulheres
Total = 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, sendo 19.970 em homens e 19.580 em mulheres.
Fonte: SBCCP