Cerca de 800 atletas são homenageados com prêmio “Melhores do Esporte” de Aparecida de Goiânia
Centenas de atletas de 26 modalidades foram homenageados na noite desta segunda-feira, 4 , pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia na 6° edição do Prêmio Melhores do Esporte durante solenidade realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro no Setor Village Garavelo (Semel). Durante o evento, o prefeito Vilmar Mariano, e o secretário Geferson Aragão parabenizaram e reconheceram a dedicação de cada um dos atletas que representaram a cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais em 2023.
Nesta edição, os atletas, técnicos e lideranças comunitárias, que incentivam o esporte, receberam a medalha Maguito Vilela. A iniciativa da Semel vai homenagear o ex-prefeito, que construiu diversos equipamentos esportivos e sempre defendeu o esporte como ferramenta de transformação social. Foram homenageados 800 atletas e par atletas de diferentes modalidades esportivas, além de membros de comissões técnicas e profissionais da imprensa que cobrem o esporte em Aparecida.
“Essa é a 6° edição do Melhores do Esporte do ano, que agora se chama Prêmio Maguito Vilela, uma homenagem mais do que justa para um grande incentivador do esporte em Aparecida. Foi com ele que Aparecida recebeu sua primeira academia aberta e foi na gestão dele que construiu-se diversos equipamentos públicos esportivos, facilitando o acesso da população a uma modalidade esportiva. Esporte é vida, esporte e saúde”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.
“O apoio ao esporte sempre esteve entres as prioridades em nossa gestão. É uma satisfação ver nossos atletas aparecidenses se destacando em competições de nível até internacional. Então essa é uma noite especial para justamente reconhecermos o talento de tantos atletas que enchem nossa cidade de orgulho”, enfatizou o secretário de Esportes, Gerfeson Aragão.
Diferente dos outros anos em que os atletas eram agraciados com um certificado, este ano eles receberam um troféu personalizado. Homenagem que a atleta Giovanna Araújo fez questão de agradecer a Prefeitura de Aparecida. “Todo reconhecimento é bem-vindo e nos motiva a seguir fazendo o trabalho que a gente faz, essa premiação Melhores do Esporte, é de grande reconhecimento “, agradeceu.
O ex-prefeito Gustavo Mendanha que é formado em Educação Física e já foi professor e competidor esteve presente no evento para prestigiar os homenageados. “Esse evento entrou no calendário anual da prefeitura, e para nós é gratificante poder homenagear os esportistas que se destacaram, cada um em sua modalidade. Hoje também sou um atleta e posso dizer que o esporte faz muito bem e traz saúde, qualidade de Vida”, enfatizou.
Deputado Veter Martins que também participou da premiação, parabenizou a iniciativa. “Hoje, estamos homenageando atletas de nossa cidade que ao longo do ano levaram o nome de Aparecida para outras cidades, estados e países por meio do esporte. É motivo de muito orgulho como Deputado fazer parte de história e dessa parceria”, destacou Veter.
APARECIDA COMPETE
Na cerimônia, o prefeito Vilmar Mariano anunciou que, para ampliar o fomento aos atletas da cidade, a Prefeitura de Aparecida dobrará a partir de 2024 o valor total anual dos fundos do programa Aparecida Compete que passará de R$ 500 mil para R$ 1 milhão.
“Nós fazemos muito, mas precisamos fazer muito mais. Ano passado dobrei o valor repassado para esse programa, hoje dobro novamente. Esporte é vida”, disse o prefeito Vilmar Mariano ao agradecer aos atletas.
O Aparecida Compete é um programa de governo criado pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha para custear viagens e outras despesas operacionais de atletas do município quando em torneios realizados em outras cidades, outros estados e fora do Brasil.
Elaine Palazzo é uma das beneficiadas com programa municipal que oferece auxílio financeiro para atletas de alto rendimento. Moradora do Bairro Cardoso, Moradora do Bairro Cardoso, a lutadora de jiu jitsu competiu na categoria Pluma e conquistou a faixa preta durante o evento. Além disso, ela classificou-se em segundo lugar em sua categoria, e retornou ao Brasil trazendo a medalha de Prata do Mundial para Aparecida de Goiânia. Elaine foi o grande destaque da noite como atleta do ano.