Cerca de 40 mil brasileiros vivem com esclerose múltipla
Agosto Laranja é a campanha que visa conscientizar a população, desmistificar a Esclerose Múltipla e fomentar o diagnóstico precoce
A esclerose múltipla (EM) geralmente atinge pessoas jovens, entre 20 e 40 anos de idade, com ocorrência duas a três vezes maior em mulheres do que em homens. Estima-se que 2,8 milhões de indivíduos, no mundo, tenham a doença. No Brasil, a doença atinge cerca de 40 mil pessoas, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
No país, a EM é a segunda causa de incapacidade neurológica permanente abaixo de 50 anos de idade, perdendo apenas para as causas violentas (acidente rodoviários, acidentes por arma branca e armas de fogo).
Apesar desse panorama crítico, está havendo uma melhora no prognóstico da doença, em virtude de medicamentos considerados ainda recentes, desenvolvidos há 5 ou 7 anos. “A indústria farmacêutica recebeu incentivos e investimentos para melhorar a eficácia dos medicamentos empregados para esse fim. Isso favoreceu o mundo todo, que já usufrui dessas terapias moderadas e de alta eficácia”, afirma a neurologista Aline Leite, do Instituto de Neurologia de Goiânia, pertencente ao grupo Kora Saúde.
A EM é uma doença que compromete muitas funções do corpo, podendo, assim, ser confundida com outras doenças. Por isso, a neurologista alerta para as condições que podem vir a ser um sintoma da EM: alterações na força, na sensibilidade, na bexiga (vesicais), na visão e no equilíbrio. Se alguns desses sintomas persistirem por mais de 24 horas, a dra. Aline Leite recomenda procurar um neurologista para exames.
No dia 26 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu medicamentos contra a esclerose múltipla, entre outras doenças, na lista de medicamentos considerados essenciais. Essa lista é usada pelos países para decidir quais medicamentos serão disponibilizados de forma gratuita para a população.
Agosto Laranja – Para conscientizar a população, desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, entre outros objetivos, foi criada a campanha Agosto Laranja.